Adoção: Aquele latido e miado que não tem preço…
Você passa em frente a uma petshop e vê um cãozinho latindo, você o acha fofo mesmo sabendo que na gaiola em que ele está preso tem uma etiqueta com um preço, depois ao caminhar na rua você vê um filhote todo sujo e aparentemente com fome, abandonado. O que te levaria a trazer um dos dois para sua casa?
A resposta tem um cunho bem pessoal, mas calma, antes deixe-me explicar aonde quero chegar e a quem realmente dirijo esse assunto, precisamos entender primeiro as diferenças: É sabido que infelizmente muitas pessoas só compram animais de raça pra satisfazer o ego, esquecendo que ali é uma vida, o que é deprimente e é a esse tipo de gente que sou veementemente contra.
O animal não é um adorno, acessório ou peça decorativa da casa, ele é uma VIDA que está sob SUA RESPONSABILIDADE.

Particularmente, acho a adoção a melhor opção, tendo em vista que vivemos em um cenário onde muitos comerciantes agem de má fé e criam animais em condições deploráveis apenas visando o lucro, não seria interessante financiarmos esse tipo de mercado. Para quem realmente tem a intenção de comprar um animal e de cuidar dele, vai um velho conselho: Seja bem cauteloso ao escolher o local em que se pretende adquiri-lo.
Mas reitero que adotar é um gesto de amor genuíno e tirar o animal de uma situação de abandono faz bem pra ele, pra você e pra toda sociedade.
Uma das melhores coisas que eu e minha namorada fizemos foi ter adotado o Snow, o gatinho que mexeu com o nosso coração! Ele vive na casa da minha namorada. O legal é que uma relação tipo de “guarda compartilhada”, sinto-me o pai dele, como se ele morasse comigo. Minha sogra ajuda a cuidar dele, ele não tem do que reclamar, é cercado de muito amor e carinho. Já já ele vai começar a andar pela minha casa também assim que eu comprar o gaiolinha para transportá-lo de forma segura. Vai um registro dele aí no sofá, em meio as brincadeiras dele…rsrs

Se você quer adotar, recomendo que faça uma pesquisa sobre os abrigos de sua cidade ou que mantenha contato com pessoas que doam animais para adoção, podem ser amigos, familiares ou conhecidos.
Aqui na minha cidade existe o Abrigo São Lázaro, uma ONG que desde 1993 faz um belíssimo trabalho retirando animais de situação de abandono, tratando-os e os disponibilizando para adoção, vale a pena conhecer o trabalho deles.

Visite a página deles no facebook: https://www.facebook.com/saolazaro/
Se você conhece mais abrigos aqui em Fortaleza ou na sua cidade, deixe nos comentários!
:)