Resenha: O Holocausto brasileiro

Sessão Nacional
2 min readSep 29, 2023

--

O filme Holocausto Brasileiro retrata os maus tratos no Hospital Psiquiátrico Colônia de Barbacena, uma das maiores barbáries da história, onde diariamente pacientes com diagnóstico de doença mental, crianças rejeitadas pelos pais, mendigos, mães solteiras e homossexuais eram maltratados e mortos pelos funcionários do hospital. Este lugar funcionou por mais de 90 anos e deixou o saldo de mais de 60 mil mortos, além das diversas vidas traumatizadas e marcadas por aquele ambiente funesto. Pessoas eram enviadas em um trem de carga, grande maioria a força, para o hospital, assim como os judeus eram enviados para os campos de concentração na Alemanha nazista.

A obra conta com relatos e entrevistas de ex-funcionários e internos de Barbacena, um jornalismo investigativo que traz a luz uma história esquecida por muitos e expõe os absurdos vividos por aquelas pessoas

É um filme que possui um conteúdo extremamente sensível, sendo difícil de ser visto, mais precisamente nas partes em que as vítimas relatam com perfeição os maus tratos sofridos. Por exemplo, quando uma mulher relata que em sua gravidez era preciso passar suas próprias fezes no corpo para que nenhuma pessoa se aproximasse e abusasse dela.

Holocausto Brasileiro é um filme que nos leva a uma reflexão sobre como a sociedade muitas vezes é omissa em esconder um passado tão cruel e que ainda existem pessoas que carregam o peso de terem vivido isso, ou parentes e entes queridos que passaram. É extremamente importante que existam obras assim, para que possamos ser críticos com nosso passado, de forma a aprender com os erros e não deixa os mesmos se repetirem. Por pior que tenha sido o acontecimento, é preciso falar sobre, para que não caia no esquecimento.

--

--