A Incrível História por Trás da Amizade de Milton Nascimento e do Astro Americano River Phoenix

J.P Nunes de Moraes
3 min readJul 28, 2020

Entenda como um dos maiores nomes da MPB virou grande amigo de um astro em ascensão do cinema americano.

O ano era 1988 e Milton tinha acabado de fazer uma turnê por 40 cidades do mundo e estava descansando em um hotel em Nova York quando ligou a TV e se deparou com o filme A Costa do Mosquito (The Mosquito Coast — 1986). Impressionado com a atuação de um jovem ator, encontrou o nome dele nos créditos: River Phoenix!

Logo após A Costa do Mosquito, Milton assistiu Conta Comigo (Stand By Me — 1986), filme também estrelado por River. Ele ficou tão aficionado pelo talento e desenvoltura do ator que compôs uma música, que teve o nome de “River Phoenix (carta para um jovem ator)”.

Depois de anos, Milton quis gravar a música, mas precisava da autorização do ator para colocar seu nome na canção. Então ele ligou pra ninguém mais ninguém menos que Quincy Jones, só pra pedir o número de River.

Como River era muito jovem a época, sua mãe que atendeu a ligação de Milton e logo negou o pedido: “colocar o nome dele na música de alguém q eu nem conheço?”. Foi então que Rain, a irmã de River, interviu.

Rain perguntou para sua mãe quem era este cantor que gostaria de usar o nome do River numa música, e sua mãe respondeu: “um tal de Milton Nascimento, mas já disse que não”, então Rain exaltada e aos gritos diz a sua mãe que tanto ela como River Phoenix eram muito fãs do cantor brasileiro e que ela deveria autorizar a gravação.

Mas como River e sua irmã, atores americanos, eram muito fãs de Milton Nascimento? River e Rain ouviram Milton no rádio… em um hotel… miticamente o mesmo hotel onde Milton assistiu a um filme de River Phoenix pela primeira vez.

Quando Milton soube disso ficou em choque e percebeu que aquela amizade era coisa do destino! Anos depois convidou River e sua família, que sempre foi muito engajada na causa ambiental, para participar da ECO-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.

Depois disso ele levou o então astro de Hollywood pra dar uma volta na sua cidade Natal, Três Pontas, em Minas Gerais. As pessoas da cidade ficaram impressionadas ao ver River passeando bem tranquilamente e comendo um feijãozinho tropeiro. Ôh trem bão!

A amizade durou por muito tempo e eles se encontraram várias vezes nos EUA. Infelizmente River Phoenix morreu de overdose aos 23 anos e, mesmo tão jovem, deixou um legado incrível como ator, músico e ativista.

Milton Nascimento, uma das maiores estrelas da MPB, orgulho para Minas e que tem seu álbum Clube da Esquina considerado pelo ranking internacional Best Ever Albums (www.besteveralbums.com) e pela crítica internacional como “um dos melhores álbuns já gravados por qualquer pessoa em qualquer lugar”, e considerado “uma das vozes mais puras do mundo” descreveu River assim: ”Os olhos de River eram como catalisadores de um sentimento original, qualquer coisa arrebatadora a qual ninguém tinha dado o nome ainda.”

Com a colaboração de Marcelo Fontes em João Pessoa PB

--

--