#Webcompat em Cascavel

Olá Pessoal!

No último dia 29 de outubro desse presente ano, ministrei um workshop na Anhanguera/Unopar de Cascavel sobre o reporte de erros de compatibilidade web utilizando o projeto apoiado pela Mozilla: Webcompat.com.


Atualmente nós temos diversos navegadores: Chrome, Firefox, Edge, Opera, Safari e assim vai. Cada um desses navegadores tem suas particularidades, essas que podem ser alguma característica específica desse navegador, APIs que ainda não foram padronizadas, e assim é implementado no navegador da forma que os desenvolvedores do mesmo decidiram, dentre muitas outras coisas.

Se você desenvolve um site pensando em um navegador apenas você pode deixar o seu site com problemas em outros navegadores. 7 em cada 10 desenvolvedores visitam sites de desenvolvedores populares com o Google Chrome, e 50% dos desenvolvedores desenvolvem seus sites pensando unicamente no Google Chrome. Isso é muito ruim devido às APIs que foram implementadas nesse navegador.

Quer um exemplo sobre isso? Aqui está:

Atualmente o W3C(órgão que padroniza as tecnologias web) tem 12106 APIs listadas. Dessas pouco mais de 12 mil, o Google Chrome tem implementadas apenas 9912, o Firefox tem 9548, o Edge tem 7919 e o Safari tem 6629. Portanto, se você desenvolve pensando apenas no Google Chrome, você pode acabar desenvolvendo um site com alguma API que não tem em outro navegador e pode gerar um erro de compatibilidade nesse navegador. Você não quer isso, quer?

Mas João Paulo, eu não sou desenvolvedor!

Você pode ajudar mesmo assim! Reportando os erros de Compatibilidade Web! É uma coisa simples, mas isso já ajudará a nossa web ser mais compatível. Você pode reportar no site Webcompat.com, um projeto apoiado pela mozilla para o reporte de erros de compatibilidade web.

Lá temos 3 tipos de contribuições:

1 — Reporte — Onde você encontrará um erro de compatibilidade web e poderá reportá-lo para que possam resolvê-lo.

2 — Triagem — Onde conferirá os reportes que foram abertos e verificará se trata de um erro de compatibilidade web, para que o processo continue.

3 — Contato com o Site e Solução — Desenvolverá uma solução para o site e entrará em contato com o webmaster do mesmo com a solução em mãos para que o mesmo possa aplicar. Nesse caso terá ter um conhecimento um pouco mais avançado em tecnologias web para fazer o mesmo.

Em todas essas etapas existem voluntários, que trabalham para tornar a web um ambiente mais compatível.

Você pode ajudar! Para reportar um site não é necessário ter conhecimento em tecnologias web, apenas precisa identificar um erro que está acontecendo em um navegador específico e reportá-lo com o maior nível de detalhes através do formulário presente no site webcompat.com. Com a sua ajuda é possível fazer a web ser mais compatível! ;)


E esse foi o foco do workshop: mostrar como é possível fazer reportes de erros de compatibilidade web. Tivemos ao total 7 pessoas que participaram(6 na turma da manhã e 1 à tarde) que foram introduzidas ao webcompat.com e fizeram os seus primeiros reports.

Foi bem legal ter esse momento para passar isso à essas pessoas, a maioria trabalha na área e queria conhecer mais sobre compatibilidade web.

Foi isso pessoal! Até o próximo post! :)