The Cows Report : A metáfora sobre os horizontes de planejamento.

Em Novembro de 2016, fui convidado por meu amigo Rodrigo de Toledo a participar do curso de Lean Kanban da Knowledge21 e todos os insights geraram seis páginas de sketchnotes. Porém, queria destacar nesse post um em especial: Os Horizontes de Planejamento da Mckinsey e a metáfora das vacas.

Estávamos falando sobre classes de serviço, quando Toledo explicou os horizontes de planejamento da Mckinsey e soltou a seguinte frase "H1 é a sua vaca leiteira, aquilo que te traz dinheiro hoje". Pronto! foi o suficiente para que minha mente visual começasse a desenhar a metáfora!

Antes de prosseguir, quero apenas relatar que vacas, por algum motivo, estão presentes em meu processo criativo e me ajudam muito a criar metáforas.
Abaixo compartilho uma idéia de 2015. A Vaca Amarela!

Voltando ao tema desse post vou lhes contar a relação entre as vacas e os horizontes.

H1 — A Vaca Leiteira

A Vaca Leiteira é aquilo que estamos fazendo e nos traz dinheiro hoje. Está ligado ao resultado de curto prazo, a evolução daquilo que já fazemos, que nos dá estabilidade.

H2 — Os bezerros

Os Bezerros são o que pensamos que talvez possa nos trazer algum dinheiro em um futuro próximo. Está ligado ao resultado de médio prazo. Uma revolução em algo que já fazemos, totalmente emergente e envolve algum risco que não foge muito do que já conhecemos.

H3 — Os outros animais

Os outros animais são as coisas que não fazemos ideia se nos trarão de fato algum dinheiro, mas que precisamos amadurecer ou provar para, quem sabe, encontrarmos alguma nova forma de ganhar dinheiro. Estão ligados a Inovação, a experimentos. São apostas.

H0 — As vacas mortas

Esse horizonte não está na literatura da Mckinsey, foi uma sacada muito legal do Toledo e refere-se a tudo aquilo que estamos trabalhando e não nos traz dinheiro algum, que tomam nosso tempo, porém não nos trazem dinheiro, pelo contrário, nos tiram! Podemos resumi-lo em débitos, bugs, problemas, definições erradas, ou tudo aquilo que temos que lidar no nosso dia-a-dia relacionado a devolução.

Sketch do Cows Report com os horizontes de planejamento citados acima.
versão em português direto de minha bamboo spark!

Esses são os horizontes e as vacas! uma metáfora que pode nos ajudar a enxergar nosso dia-a-dia. Quais vacas estamos trabalhando? Onde está indo nosso tempo e nosso dinheiro? Quanto tempo estamos perdendo carregando vacas mortas? Quanto isso tem tirado nossa atenção das coisas que nos trazem dinheiro ou que nos trarão no futuro?

O título "Cows Report" é uma brincadeira com o "Chaos Report", um relatório muito conhecido de quem está no "mundo ágil" e fala sobre o sucesso (ou insucesso!) de projetos de T.I. e suas práticas de gerenciamento. Pretendo em um futuro muito próximo “extrair o Cows Report" dos times que faço parte, para entender e conscientizar sobre nossas vacas mortas. Estão lembrados da minha vaca amarela no início do post? Crappy dev doesn’t scale!! Assim que tiver algo interessante, volto a compartilhar.

Para aprofundar-se mais no assunto, os links abaixo são imprescindíveis :

Como equilibrar horizontes de planejamento (K21)
Portifólio de Investimento em produtos e inovação baseado nos 3Hs
Enduring Ideas: The three horizons of growth

Like what you read? Give João Reis a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.