Terra Roubada de Índios e Quilombolas na Música e Justiça

Jose Rodrigues Filho
3 min readSep 18, 2023
Fonte: Mídia Indigena

A terra roubada de índios e quilombolas faz parte da música cantada por artistas pelo mundo afora, há muito tempo, sendo a justiça provocada para dizer a partir de quando não é mais crime fazer isto, através de julgamento do chamado marco temporal, estranhamente mencionado como tese jurídica.

O poder da música e dos artistas brasileiros e internacionais, em favor da causa dos índios e quilombolas e suas histórias de traição e sofrimento, é o assunto deste texto. Como bem disse Bruce Crockburn em sua música “Terra Roubada” (Stolen Land): Da Terra do Fogo à Baía de Ungava, a história da traição continua até hoje.

Assim sendo, como já foi dito, no continente Americano, estamos sempre sentados em terras roubadas, esperando que um dia se respeite as terras dos índios e quilombolas e se defina a terra de todos os brasileiros, de forma democrática e não através de interesses de corporações e grandes latifundiários.

Contudo, não podemos esquecer, que o espírito da voz Toda Poderosa está sempre chamando os índios e quilombolas, como o trovão na montanha, para lhes dizer — é uma terra roubada e nunca esqueceremos. Como disse Crockburn, todos nós devemos ter descoberto que o mundo não foi feito só para os brancos. Que passos devemos seguir para tentar resolver corretamente as coisas nesta terra roubada?

--

--

Jose Rodrigues Filho

Professor - Universidade Federal da Paraíba, Brazil. Researcher - Harvard and John's Hopkins. Visiting Professor - McMaster University, Canada.