Sua empresa pode falir em 2025!

Parte 01

--

Não vou ficar explicando que estamos passando por uma transformação digital e quem não começar a se introduzir neste mundo ficará para traz, pois falar sobre este assunto é passado.

Se você não adaptou a sua empresa ao mundo digital, sinto muito, você será uma das que em 2025 irão fechar as portas. Parece cruel mas é a realidade.

Você deve estar pensando porque 2025? E não esse ano ou ano que vem? A tecnologia já está presente. Eu sei!

Você pode me dizer que já usa um robô para responder mensagens no Facebook ou que já usa automação para fazer marketing digital, até mesmo já possui um robô dentro da empresa que substituiu pessoas e aumentou a produção em 500%.

Sim, isso é tecnologia, mas vamos fazer uma analogia, veja a imagem abaixo:

Photo by Simon Matzinger on Unsplash

O que vemos é a ponta de um iceberg, saindo em meio ao mar congelado. Isso significa que estamos presenciando apenas o inicio de uma revolução tecnológica e o que está por baixo, onde não enxergamos ainda, irá mudar por completo a sociedade e o que imaginamos hoje pode se transformar em coisas inimagináveis daqui uns anos.

Contexto das coisas

Photo by Edward Cisneros on Unsplash

Na faculdade, lembro que um professor um dia disse que para inovar ou entender a inovação, precisamos ficar atentos aos sinais que acontecem no presente.

Quando escutei aquilo, fiquei alguns dias pensando como poderia melhorar minha habilidade de observar estes sinais?

A previsão é de que até 2025 iremos atingir um novo nível de sociedade e comportamentos. Milhões de pessoas irão perder o emprego, caso não buscarem atualização. A distância entre E.U.A e Londres poderá ser feita em apenas 30 minutos. Iremos conviver com robôs inteligentes. Uma cirurgia será feita por robôs. Nossas vidas estarão pautadas por objetos inteligentes que irão coletar dados sobre nós e avisar com antecedência se iremos infartar.

Eu sei! Parece um pouco utópico, mas não é.

Os sinais já estão presentes e vejo muita gente não se dando conta. Precisamos ficar atentos e muito, pois a revolução tecnológica apenas mostrou o conceito e para os próximos anos eles irão praticar.

Com muita pesquisa, participando de eventos e acompanhando grandes nomes da inovação no mercado digital, pude entender e perceber alguns sinais e irei comentar apenas 03 neste primeiro artigo.

Sinal 01

Photo by Andres Urena on Unsplash — Amazon Echo Dot

A internet das coisas. No termo em inglês, IoT (Internet of Things).

Na essência serão aparelhos que irão recolher dados e através deles tomar certas decisões.

Por exemplo, na linha de produção de uma empresa possui uma esteira que conduz produtos, nela será instalada sensores que irão monitorar seu funcionamento e diariamente irá apresentar relatórios com as mais diversas informações, tais como, uma manutenção preventiva de uma peça que faz a esteira funcionar, pois estes sensores identificou que é questão de tempo para esta peça quebrar. Isso irá evitar problemas de produção e redução de prejuízos.

Em um comércio poderemos colocar sensores espalhados na loja e entender o comportamento do usuário no estabelecimento. Qual é o corredor mais acessado, qual o produto mais tocado e porque não é comprado. Enfim, informações que irão ajudar a otimizar as vendas e trazer resultados nunca antes visto.

  • Até 2022 o Brasil estará entre os 10 principais países fornecedores desta tecnologia;
  • Em 2025 o IoT deve gerar, em escala mundial, receitas de até US$ 11,1 Trilhões;
    Fontes: Fujitsu Technology, IDC: Inteligência de Mercado/Mckinsey/IBG

Então, nossas vidas serão inundadas por aparelhos com inteligências incríveis, capazes de prever e evitar quaisquer tipos de acidentes ou doenças. Em uma escala industrial, chegará para aumentar a produtividade e ajudar as empresas a crescer seus lucros de uma forma antes nunca vista na história.

No comércio ajudará a entender de uma forma completa seu público. Possibilitando criar produtos e serviços que realmente irão suprir as necessidades do usuário. Sem falar na experiência, que cada vez mais, será item primário na decisão de compra do consumidor.

Sinal 02

Photo by Jelleke Vanooteghem on Unsplash

Robôs irão dominar o mercado de trabalho.

Este sinal está ligado com o sinal 01, porém deve ser falado separadamente.

Conforme o estudo da McKinsey Global Institute, um quinto da classe trabalhadora do mundo irá perder o emprego. Isso representa 800 milhões de pessoas perdendo seus postos de trabalho para automatização, no caso robôs.

E não adianta, é uma realidade que deverá ser encarada com frieza e bastante imposição. As empresas precisarão se adaptar a esta nova forma de trabalhar e gerir… robôs.

Imagina sua empresa com humanos, competindo com a concorrente totalmente automatizada onde robôs trabalham 7 por 24 sem perca de produtividade?

Enfim, se você tem empresa acabou de imaginar o triste fim que isso irá ocasionar caso sua organização não se adapte.

Devemos nos conformar e começar a pensar como será o processo de transformação de tudo isso.

Recomendo ler o artigo que meu sócio, e diretor de Estratégias Digitais, Luis Fernando Menti desenvolveu: “O futuro do seu filho corre perigo!”

Esta adaptação é um mal necessário que precisa iniciar.

Sinal 03

Fonte: Popular Mechanics

Os meios como nos transportamos irá mudar completamente

Já imaginou acordar, tomar café, e ir fazer uma reunião em São Pulo e voltar para almoçar em casa? Sabendo que você mora em Porto Alegre?

Sim, será possível!

A empresa Hyperloop abriu um centro de pesquisa em Belo Horizonte. O desafiou deles é melhorar a logística de cargas no Brasil que está prestes a entrar em um colapso. Veja o vídeo oficial abaixo:

A Hyperloop pesquisa meios de transporte através de capsulas que se movem a vácuo.

O conceito consiste em transportar passageiros ou cargas em cápsulas sustentadas no ar por ímãs através de um tubo de baixa pressão e a uma velocidade que poderia chegar a 1.200 km/h. fonte: auto esporte, G1

Enfim, não irei entrar em muitos detalhes, é só digitar no Google que você irá encontrar muitas informações sobre este assunto.

Além disso o Uber já está em testes para liberar em alguns países mais uma opção de transporte, o Uberair. O formato é exatamente como chamar um carro, no aplicativo irá aparecer mais uma opção, só que para voar. Veja o vídeo abaixo:

Elon Musk, que foi o cabeça da ideia do Hyperloop, está desenvolvendo também uma tecnologia que possamos voar na orbita da terra e assim chegar a outro lado do mundo em poucos minutos.

Ele chama de Sistema de Transporte Interplanetário. A ideia é levar pessoas dentro de um foguete. E o mais incrível é que será mais barato que andar de avião. Simples, enquanto companhias áreas fazem 10 voos, o sistema de Musk fará 20. Veja o vídeo abaixo:

E para finalizar, já está em fase de testes os caminhões autônomos da Uber.
A empresa promete criar frotas totalmente controladas por satélites, sem humanos e muitas vezes mais seguro. Veja o vídeo:

Iremos passar por uma revolução na forma como nos transportamos e como a logística das empresas irão enviar seus produtos para os seus clientes. Custos mais baixos, efetividade na entrega, facilidade em fazer negócios. Quem tiver a melhor estratégia e saber usar isso ao seu favor, com certeza, sairá na frente e aumentará seu lucro.

Refletindo…

Sinais fortes estes, não é?

Falando a verdade, para mim, isso já não é sinal e sim uma realidade que está no início de sua maturação e precisamos levar a sério, pois irá mudar nossas rotinas e a forma como enxergamos o mundo.

A história diz que no inicio da humanidade, os povos e tribos migravam de um lugar para outro com uma frequência corriqueira. Não tínhamos lugar fixo, a cada temporada se movia para um novo lugar. Com a vinda da revolução agrícola e logo em seguida a industrial, este costume se perdeu. Agora, com o avanço da tecnologia a tendência é voltarmos a sermos novamente um povo inquieto. Não teremos mais endereço fixo, tudo que vimos neste artigo irá contribuir imensamente para que isto aconteça.

Mas as questões que ficam é: O que sua empresa/marca está fazendo para se preparar a esta revolução? Quais serão as estratégias adotadas para atrair um público que mudou completamente o seu formato de consumo?

Sua organização precisa dar a atenção a tudo isso com carinho, caso contrário, o titulo se encaixará perfeitamente.

ps: não sei se você entendeu, mas isso é daqui 7 anos! Pense nisso!

Até a segunda parte…

Considerações:

Obrigado por ter chegado até aqui. Se você está lendo isso, possivelmente gostou do conteúdo. Não deixe de dar 50 Claps, fazendo isso ajuda muito que outras pessoas vejam este artigo e saibam mais.

Vamos espalhar conhecimento!

Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para junior@agenciaplanum.com.br ou deixe um comentário abaixo.

Até mais!

--

--