Danilo Gentili vs. Direita VaporWave

Ricardo Alencar
May 30 · 7 min read

Após um certo tempo no sub-nicho da direita arruaceira, o apelido “pic* sonsa” de Danilo Gentili chegou ao mainstream humorístico. O apresentador do programa humorístico de entrevista na rádio “Pânico”, cujo chefe da bancada é o Emílio ‘Milhaça’ Surita fez a seguinte pergunta:

O paradoxo aqui é Danilo Gentilli sempre defendeu a liberdade de expressão, mas ao ser questionado com o agora famoso apelido perdeu a razão?

Aí virou isso…

23:59: Não deixem políticos dizer o que vocês podem ou não fazer e falar
00:00:
Vocês não podem cobrar nada sem usar a foto verdadeira no twitter.

Temos estabelecido um paradoxo: o humorista não aguentou uma piada, um apelido. O QUE ACONTECEU?

Ele acabou cometendo o maior erro da vida num ambiente de zoeira (chacota, pros antigos)… Ele ficou com raiva de uma crítica com apelido…

TUDO COMEÇOU ASSIM….

E VIROU ISSO!

Meme gerado no estilo vaporwave utilizando o apelido que agora é famoso na direita da zoeira

Toda história tem um começo, um meio e um fim… Vamos a ela

Certo dia, estava o mundo das redes sociais trabalhando para gerar conteúdo para os desocupados… De repente, um humorista associado à direita surta…

ABAIXO UM EXCERTO DOS MOMENTOS ANTES DA QUEBRA… 1 semana antes das manifestações de 26/05/2019 para apoiar Bolsonaro e sua proposta de reforma da previdência…

Uma perturbação na força, diria um Jedi…

Ao que parece tudo começou antes das manifestações de apoio no domingo 26/05/2019. Muitos da direita (exceto MBL e Janaína Pachoal) apoiavam uma passeata em apoio à reforma da previdência e contra o CENTRÃO.

Na verdade, naquela semana, os principais assuntos eram a manifestação de domingo próximo e o posicionamento contrário do MOVIMENTO BRASIL LIVRE, liderado por Kim Kataguiri, Renan Santos e defendidos por Arthur “Mamãefalei” do Val.

Ao que parece, alguns perfis do twitter inadivertidamente solicitaram a ajuda de Danilo e, sabemos disso hoje em dia, ele não estava disposto a convocar as pessoas para a manifestação. Na verdade, ele não estava querendo mais falar de política (algo que continua até hoje…). Será que era desequilíbrio hormonal???

Danilo Gentili, sucesso no programa de entrevistas THE NOITE da rede de TV SBT saiu distribuindo impropérios para até então seguidores fãs e seguidos da agora auto-denominada direita vaporwave.

Como represália ao acontecido deu Unfollow (parou de seguir, algo tido como deselegante), bloqueou alegando que sairia do comentário político nas redes sociais e não conversaria com anônimos que não colocavam o “rosto real”.
(Nesta figura temos o palhaço do canal brasileirinhos, muito seguido pela direita vaporwave por seus excelentes vídeos, recomendo)

Danilo Gentilli afirmou que as milícias digitais o estavam atacando, ele denominou MAV semelhante à época do PT, mas não apresentou uma prova contundente que algo organizado e pago o coagiu sobre manifestações do dia 26/05/2019, mas… não há evidências, só um sentido dele.

então, virou meme

PAUTA DAS MANIFESTAÇÕES DO DIA 26/05/2019

O jornalista comentarista Augusto Nunes (@augustosnunes), em 21 de maio de 2019, falou:

“As manifestações do dia 26 terão significado histórico se provarem q o Brasil decente aprendeu a mobilizar-se tb em torno de ideias. As ruas devem exigir do Congresso a votação sem delongas da reforma da Previdência, da Lei Anticrime e da reforma administrativa. É um bom começo”

Apresentador jornalista Felipe Moura Brasil, (@BlogDoPim):
Organizadores da manifestação do dia 26 garantem atos em apoio a:
– reforma da previdência,
– pacote anticrime,
– Lava Jato,
– poderes da Receita em denunciar crimes ao MP,
– 22 ministérios,
– voto nominal.
Algumas convocações incluem o lema: “O Brasil contra o Centrão.”

O TWITTER QUE DESEQUILIBROU DANILO

Ele ficou irritadíssimo com o apelido PIC* SONSA do agora ‘falecido’ perfil “leitadas do loen” (integrante da direita da zoeira). Na gíria das internets é um soldado abatido…

Pausa para apertar F… for respect to a soldier @leitadasdoloen… A conta de twitter deste perfil “caiu” (foi desativada pela empresa google)

LetDex e leitadasdoloen num meme de despedidad

Ele talvez volte, talvez não… nunca se sabe.

O MOVIMENTO DIREITA ARRUACEIRA VAPORWAVE

Para simplificar: a direita NEOMAV ARRUACEIRA VAPORWAVE é um grupo de milicianos pagos pela CIA e Carluxo para atacar discordantes na internet… Esta é a melhor teoria dos jornalistas.

A direita autoproclamada vaporwave é um grupo de pessoas que mal se conhecem pela internet que seguem perfis líderes que fazem graça ou debatem com outros perfis da direita e da esquerda e isentões (tem de tudo aqui).

Estes perfis brincam de oferecer a Redpill, pílula vermelha oferecida a Neo, o personagem de Keanu Reeves em Matrix, para sair da Matrix. Eles usam simbolicamente o chapéu de alumínio, alusão clássica entre teóricos de conspirações paranóicas. há referências ao acessório num conto muito esquisito e presciente, escrito em 1927 por ​Julian Huxley, irmão do famoso Aldous e meio-irmão de Andrew, laureado do prêmio Nobel quando um cientista escapa se protengendo com uma capa de alumínio do domínio telepático de seus inimigos.

Galhofa e auto-depreciação para não se levar a sério no twitter.

E quem seria o Loen? Hiram? Mafinha? LetsDex? Raquel Rangel? Mandioquinha? Gabriel Hell? Pinguço? Gugufarao? Tarik (soldado abatido por exposição de nome e trabalho ou doxxing)? patakuada? e outros… Integrantes máximos da direita da zoeira.

Um dos perfis que o próprio Danilo seguia foi hostilizada ao tentar brincar com ele. Raquel Rangel.

Abaixo, mais memes após a reação do Danilo…

anônimos da internet aproveitando a irritação do Danilo

A DIREITA VAPOR WAVE

Primeiro vamos entender o que é VaporWave

Nesta era de viralizações, o vaporwave viralizou como estética deste pessoal que não concordou com a atitude do Danilo e naturalmente começo a adotar esta estética nas fotos de perfil. Danilo achou que isso era algum ataque coordenado de MAV (milícia virtual).

Concordo com o Alexandre (abaixo) quando diz que são apenas jovens e “desocupados” passando o tempo de zoeira no twitter. Vaporwave é um estilo estético dos anos 80. Agora é utilizado com algo parecido como filtro de Facebook. A foto do @alexsanspacheco é um exemplo do uso de vaporwave. MAV é a militância virtual petista que recebia dinheiro do governo pra difamar e caluniar pessoas.

Aparentemente foi uma reação exagerada do Danilo

Infelizmente a hipótese que os vaporwave são milícia parece ter dominado o pensamento de alguns comentaristas e jornalistas

Só para se ter ideia, o leitadas loen é de um cara que está desempregado e sem querer fez uma brincadeira de perfil com o Loen (um dos perfis mais seguidos neste sub-nicho da direita)

Play F for respect

o Dex tem uma teoria sobre isso… deixo para você

……………..

Para finalizar, o Danilo por algum motivo que desconheço quis se afastar ou estava sobre algum tipo de desequilíbrio que o fez reagir assim, saberemos no futuro.

Para registro histórico, nesta semana disruptiva, muita coisa aconteceu no sub-nicho da direita: “Danilo surtando, André Guedes (desenhista da série zumbis em brasília) concordando, todo mundo repetindo discurso da Folha de São Paulo, Lobão atacando Olavo de Carvalho, MBL (Erick Balbino) citando Reinaldo Azevedo sobre o presidente Bonoro se matar ou renunciar por causa das manifestações e da falta de ‘articulação’.”

Dizem que a direita neste momento está se redefinindo e não se partindo…

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade