“Você pode fazer a sua melhor escolha”

Hey :) Se tu tiver ligado, vai perceber que o intuito aqui é tratarmos sobre empreendedorismo e inovação, mas muito mais pensando em quem faz todo empreendedorismo e inovação acontecer que é VOCÊ. E quando falo “você”, me refiro ao indivíduo e não ao título que você leitor pode ter. Atrás de todo empreendedor existe um indivíduo, repleto de particularidades e experiências, aspectos fundamentais no caminho da inovação. O Empreendedorismo é um estilo de vida.

Tenho compartilhado um pouco sobre algo que faz parte da vida de qualquer jovem empreendedor que é a intensa fase dos 20 e poucos, normalmente nessa fase, ainda estamos procurando algum trabalho mais não sabemos bem o queremos, ou não estamos fazendo o que realmente gostaríamos. Preocupações com o futuro, dinheiro, casamento, carreira… nos vinte e poucos que tomamos boa parte das decisões mais importantes das nossas vidas. Com base nisso fui levada uma profunda reflexão que resultou no post anterior (você pode dá uma valorizada lá), onde sugeri duas práticas que tem me ajudado nesse processo e facilitado meu entendimento de que cada um de nós executa sua vida em seu tempo. Recebi muitos retornos sobre essa última postagem e quero agradecer a você que além de ler fez questão de expressar o quanto se identificou. Por isso, resolvi continuar abordando esse tema e além disto, sugerindo mais uma prática fundamental que nos auxilia em todo esse processo que é o autoconhecimento. Para isso, pedi ajuda a Psicóloga Rafaela Cavalcanti, que nos falou um pouco sobre como iniciar o autoconhecimento e otimizar o processo de escolha.

Ao ser atraído para clicar nesse tema, certamente você já cruzou, viveu, ou está vivendo um momento de grandes definição profissional. Há quem diga ser o grande “X” de toda uma vida.Questionamentos como: Será essa a minha melhor escolha? E se eu não gostar? Será que vou conseguir? O que vão pensar se eu fracassar?Essas são perguntas que fluem naturalmente, até mesmo por pessoas que já passaram pelo processo de escolha profissional, e que hoje cavalgam sua estrada. Posso dizer que a melhor maneira de escolher é buscando o autoconhecimento. Já dizia Neiva, conhecer-se é essencial para escolher o lugar onde devo me ocupar. Pensando dessa forma, você começa a enxergar suas possíveis potencialidades. Reflita: Quem é você? O que você tem projetado para a sua vida? Você se vê desempenhando essa profissão? Afirmações como, esse é meu principal gosto, interesse, valor e habilidade, te conduz ao processo de autoconhecimento; pois o significado da palavra já diz isso. Lembre-se que a escolha do outro é apenas dele, você pode desenvolver a sua melhor escolha. Equilibre-se ao receber influências, absorva apenas o que é pertinente. Aprimore-se, planeje, busque aprendizado. A estrada na qual você deseja trilhar com certeza te trará decepções, fracassos, frustrações, mas também trará recomeço e como consequência disso, conquistas. Acredite em você, e no que você pode fazer pelo outro.”

Rafaela Cavalcanti,Psicóloga, Esp. Cognitivo Comportamental CRP 13/7725