Letter of Intent- Programa de Trainee J&J 2019

Olá! Meu nome é Júlia Gomes Morelli, tenho 22 anos e nasci em São Paulo. Sempre fui muito curiosa, amo descobrir lugares novos e conhecer pessoas diferentes, acredito que isso me faz refletir sobre o mundo e até mesmo ser uma pessoa mais flexível e aberta a tudo que é novo. Tenho paixão por assistir filmes e séries, caminhar em parques e ler sobre astrologia, conteúdos do meu ídolo Drauzio Varella e futebol, preservando o costume brasileiro. Sou muito otimista e espero sempre o melhor das situações, e mesmo quando o otimismo não é o bastante, aproveito para tirar lições e buscar inspiração para enxergar o que houve de positivo. O que me faz quem sou é minha determinação, faço tudo o que está ao meu alcance para conseguir realizar meus sonhos.

O que sempre transformou minha vida positivamente foi o amor. Meus familiares, amigos e namorado são parte importantíssima de todas as minhas conquistas, eles são minha base, maiores apoiadores e meus confidentes. E a recíproca também é verdadeira, a vida só se completa quando há troca. Até por isso, as minhas características mais ressaltadas por todos são a habilidade de inspirar, a atenção para ouvir e entender os outros e a positividade.

Ao longo da minha vida, todos esses fatores foram me moldando. Quando a decisão de carreira chegou, o Marketing se tornou o caminho natural. A paixão por conhecer pessoas, entender comportamentos, pensamentos e culturas, se tornou vocação, afinal, o Marketing visa suprir o que falta na vida das pessoas. Essa paixão, que me motivou a seguir esta carreira é o meu propósito de vida. Me realizo ao ajudar as pessoas, ao inspira-las e tornar suas vidas mais fáceis ou mais agradáveis. Acredito que seja essa a grande fonte de energia da minha vida, pois a cada conquista, consigo me motivar a atingir novos objetivos, superar novos desafios e me tornar uma pessoa melhor e cada vez mais aberta as interações com o mundo.

O meu propósito de vida e o foco em atingir objetivos me ajudaram a conquistar a tão sonhada graduação em uma universidade pública, esta é com certeza minha maior conquista pessoal e meu maior orgulho, pois este foi o ponto inicial para minha carreira e para minha independência. Além disso, outras conquistas que me orgulharam foram: bolsa de inglês na escola graças a méritos acadêmicos; ser promovida a diretora na Empresa Junior, devido à realização de um projeto de Marketing Estratégico para uma empresa, que se tornou benchmark para novos projetos e modificou a estrutura de entrega para os clientes; e por final, meu grande orgulho profissional na empresa BDF Nivea, a criação de um relatório com índices mercadológicos que se tornou a principal ferramenta de consulta sobre o mercado e que começou a ser transmitida não só para Marketing, mas para toda empresa.

Nessa jornada, os meus principais aprendizados tanto profissionais quanto pessoais foram: aproveitar cada oportunidade para escutar e aprender, já que toda interação deixou um legado na minha vida; ganhar habilidade de analisar cenários e transformá-los em conhecimento tático ou estratégico para tomar decisões; e entender que vivemos em um mundo muito dinâmico e se adaptar a toda mudança é a chave para se destacar. Acredito que todo o riso e toda a cicatriz dessa caminhada foram importantes na minha formação, assim não faria nada diferente na minha trajetória, pois cada acerto e erro devem ser levados como aprendizado e como forma de desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Durante minha carreira, muitas situações contribuíram para que eu me transformasse na profissional que sou hoje. Entre todas essas mudanças, a que mais me marcou foi a extinção da posição em que atuava na empresa Nivea. Em uma decisão global, minha vaga já não existia e, portanto, tive de me adaptar a essa nova situação de forma rápida. No começo tudo era tão nebuloso, não sabia se eles teriam disponibilidade de me propor uma nova área de atuação ou se apenas a minha jornada naquele local tinha se esgotado. Foi então que por meio de minha proatividade, comecei a entender quais eram as outras oportunidades que a empresa possuía e se estas tinham ligação com o que eu buscava em minha carreira. A partir desse conhecimento, contei com a ajuda de alguns gestores para formular um plano de desenvolvimento profissional e oportunidades em que eu poderia contribuir para a empresa. Apresentei à Diretora de Marketing e à profissional de RH e com apoio pude atuar de acordo com o proposto no plano. Acredito que essa experiência me transformou positivamente, por meio de uma iniciativa minha, obtive um conhecimento muito mais claro daquilo que almejava profissionalmente e também entendi que o meu futuro dependia de como eu lidaria com situações adversas, ou seja, se eu ia lutar ou somente cair.

O que busco na vida profissional é um ambiente desafiador, que me motive e me possibilite a impactar a vida das pessoas positivamente. Um ambiente repleto de oportunidades de aprendizados e transformações na minha vida. Busco um solo fértil em que floresçam oportunidades para conhecer comportamentos, pensamentos e culturas diferentes, ao mesmo tempo em que desabrocho. E isso vai de encontro com a minha crença de evolução pessoal. Tenho o sonho de construir uma história na J&J, me inspira a possibilidade de trabalhar em um lugar que me permite realizar algo grandioso, afinal, o cuidado com a comunidade, o respeito, o carinho com as pessoas e a preservação do meio-ambiente são pilares fundamentais para transformar o mundo em que vivemos.

Agradeço pela atenção,

Júlia Gomes Morelli