Vender é mais que o anúncio que você faz

Planejar uma venda, organizar a estratégia de marketing que você irá construir para a sua empresa e compreender o que o seu cliente realmente precisa (e quer) é muito mais do que fazer um bom anúncio publicitário no Google ou no Facebook.
Marketing, o estudo da venda e do mercado, representa também o que a sua empresa precisa compreender sobre as necessidades e os desejos do seu público alvo.
O que isso quer dizer? Bem, você precisa ofertar ao seu cliente o que ele necessita, mas explorar a curiosidade e a sensação de indispensabilidade da presença do seu produto.
Pra entender melhor o que estamos falando:
Imagine que você está em uma loja para comprar uma roupa para usar nas suas próximas férias. Ao sentir o tecido de uma das diversas blusas disponíveis, percebe que o toque é realmente muito agradável. Além de agradável, a blusa é quente o suficiente para manter a sua temperatura durante os dias que estará no Canadá. Neste caso, você pode sentir o produto e perceber os mínimos detalhes, até o momento de tomada de decisão de pagar o preço do produto determinado pela loja.
Agora se coloque em outra situação. Você está sem tempo disponível para ir até uma loja física e decide comprar a sua blusa nova na internet. Ao acessar uma loja online, encontra uma blusa com uma descrição exata do que você está procurando: uma blusa confortável, elegante e que promete manter a temperatura do seu corpo nas temperaturas mais baixas. Sem ter a possibilidade de experimentar o produto, você irá confiar na descrição do site e comprar o produto.
Esses dois casos são frequentes na vida de qualquer consumidor atualmente. Sempre é possível você encontrar o mesmo produto online ou em uma loja física, e geralmente o valor do produto em lojas virtuais é bem mais baixo que em lojas físicas. Porém, na internet, para o consumidor comprar o produto na primeira oportunidade é muito mais difícil.
Mas e quais as dicas que podemos explorar para melhorar essa experiência?

Aqui vão os três principais pilares que você deve levar em consideração na hora de descrever o seu produto.
- Seja Claro: o objetivo é que a pessoa que chegar até o seu produto, não necessite de nenhum conhecimento prévio para compreender o que você está oferecendo.
- Demonstre Relevância: faça com que o seu possível comprador identifique a importância que o seu produto terá na vida dele, ajudando a sanar a sua necessidade e despertando o seu desejo imediato.
- Ofereça uma boa proposição de valor: o valor é o ponto chave da sua venda. Você precisa demonstrar que o que você está vendendo tem um valor e não é somente mais um item sendo ofertado.
E como fazer para demonstrar todos esses pilares em formato de uma descrição de poucas linhas que chame a atenção do seu cliente em poucos segundos?
Comece respondendo as seguintes perguntas:
- O que é o meu produto?
Esta é a primeira impressão que o cliente terá do seu produto. Imagine que ele está em frente a uma grande estante de livros e que o seu produto só chamará a atenção se despertar a curiosidade do leitor entre todos os outros livros. Demonstre o que é o seu produto na primeira linha da descrição do seu produto. Seja claro.
- Que problema ele resolve?
Para encontrar o seu produto, o cliente já terá, consciente ou inconscientemente, um problema a ser resolvido. Caso o seu produto seja a solução, demonstre em poucas palavras. O seu cliente deve compreender o propósito do seu produto ao ler a descrição do seu produto. Demonstre relevância.
- O que o torna diferente da concorrência?
O mercado oferece muitas variações similares de um único produto. Então, como se diferenciar entre tanta concorrência? Invista no seu diferencial. Demonstre o seu valor.
- Quais serão os benefícios entregues ao comprador?
O cliente deve compreender rapidamente quais são os benefícios que receberá ao comprar o seu produto. Existe a necessidade e o desejo, então você deve encontrar o que irá motivá-lo a investir dinheiro no que você oferece.
Vender não pode e não é apenas anunciar seu produto em grandes veículos. Fazer um anúncio ou contratar uma grande (e boa!) equipe de marketing não fará diferença caso o seu produto não demonstre clareza, relevância e valor na primeira impressão que passar ao consumidor.
