Como implantar a gestão financeira na rotina da sua empresa.

Ter um processo organizado de gestão do seu tempo e aprender a priorizar a gestão financeira da sua empresa pode fazer toda a diferença para o sucesso ou não do seu negócio.

Caso você tenha uma empresa sabe exatamente do que estou falando quando me refiro a importância da gestão do seu tempo, pois com o grande acumulo de funções e consequentemente de atividades temos a impressão de que o tempo está passando mais rápido, não é mesmo?

Por esse motivo, temos que aprender a utilizar cada minuto do nosso dia com inteligência, sem desperdícios.

E nessa correria toda, muitos deixam a gestão financeira da sua empresa em segundo plano e é sobre isso que vamos falar neste post, vamos apresentar maneiras que vão ajudar você a otimizar seu processo de gestão financeira de maneira mais rápida, correta e intuitiva.

Torne a gestão financeira uma rotina

A atividade de fazer o controle financeiro da sua empresa deve estar entre as prioridades do seu dia a dia. Pois, somente assim é possível organizar sua movimentações, analisar seus resultados e ter uma visão mais estratégica da saúde do seu negócio como um todo. E pode ter certeza, o crescimento da sua empresa depende que esse processo seja priorizado.

Uma boa gestão financeira é importante estabelecer ciclos temporais, ou seja, separar um tempo, regularmente para fazer isso. Por exemplo:

  • definir um ciclos semestrais para apurar como a empresa está se saindo no mercado.
  • verificar, a cada semestre, os resultados financeiros do negócio (lucratividade e rentabilidade) para planejar seu crescimento ou pensar em medidas para melhorá-lo.
  • ter ciclos mensais de análise do fluxo de caixa para ajudar no controle das contas a pagar e a receber.
  • definir ciclos diários de atualização de despesas e receitas para o controle no dia a dia.

Para trabalhar com o tempo dessa forma, é preciso criar hábitos e atuar de forma disciplinada.

Estabeleça períodos específicos do seu dia e destine a essa atividade (1 hora diária está ótimo).

Visualize seus resultados

Uma boa dica para ficar sempre atento a gestão financeira da sua empresa é ter seus controles sempre a vista, crie cartazes, ou deixe seus relatórios gráficos impressos em um local onde você possa visualizá-los.

Isso certamente vai te incentivar a lembrar da importância da gestão financeira e ainda ajudar a estar sempre ligado no andamento do processo.

Conte com a ajuda da tecnologia

O processo de gestão financeira pode ser algo complexo se feito sem o uso das ferramentas adequadas, e atualmente os softwares de gestão financeira são um grande aliados na organização financeira de qualquer organização, indiferente do porte da mesma, então está na hora de facilitar seu processo, ganhar tempo, garantir a integridade das informações e consequentemente melhorar seus resultados.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.