O futuro do seu bolso — A Fluxonomia

Julia Hormann
Aug 24, 2017 · 2 min read

Está cada dia mais comum o questionamento da necessidade do uso de dinheiro para tudo o que queremos nessa vida. Muitas pessoas falando, sem entender muito bem, dos conceitos de Economia colaborativa, Economia criativa e assim por diante. A sombra da crise x oportunidade pairando por aí… E o capitalismo está mesmo acabando? Necessitamos uma visão de futuro que aponte para onde queremos ir!

Recentemente tive contato com o conceito da Fluxonomia trazido pela Lala Deheinzelin (Futurista e especialista em economia criativa e colaborativa) e percebi o quanto esse raciocínio faz sentido no meu universo. Acredito que se bem implementada nos grupos, condomínios, sociedades e comunidades, pode ser uma maneira sublime de reavaliar e ressignificar nossa relação com nossos bens, potenciais serviços e necessidades.

Simplificando o conceito, a Fluxonomia 4D sistematiza novas economias exponenciais (Criativa, Compartilhada, Colaborativa e Multimoedas), percebendo como processo dinâmico e não produto estático. Ou seja, em fluxo. É uma ferramenta em constante evolução voltada ao desenvolvimento sustentável.

Matriz da Fluxonomia 4D

Lala identifica 4 economias de futuro que seguem um padrão, onde uma economia ativa a outra:

· ECONOMIA CRIATIVA: fluxo de “matérias primas” abundantes, que não se consomem, mas se multiplicam com o uso, como cultura, conhecimento, criatividade, experiências da comunidade.

· ECONOMIA DO COMPARTILHAR: fluxo de infraestrutura de forma mais acessível e sustentável, a partir do compartilhamento de espaços, equipamentos, materiais.

· ECONOMIA COLABORATIVA: fluxo de iniciativas, conectadas e convergindo potencias por meio de gestão distribuída e processos em rede.

· ECONOMIA MULTIVALOR: fluxo de recursos e resultados de toda natureza, não apenas monetários, mas também culturais, ambientais e sociais (chamada de 4D = quatro dimensões da sustentabilidade).

Com a revolução da comunicação (internet, afins) saimos da logica linear para a lógica exponencial de viver. Segundo, Lala, Só será exponencial aquilo que tenha o intangível como matéria prima (Economia Criativa); usando a tecnologia para otimizar o que já existe (Economia Compartilhada); através de modelos de gestão distribuída (Economia Colaborativa); com recursos não apenas monetários e gerando resultados que sejam também culturais, ambientais e sociais (Economia Multimoedas). É essa combinação, associada a estudos de futuro: Fluxonomia 4D.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade