Interfaces responsivas

Julia L. Luiz
Tendências Digitais
3 min readJun 18, 2017

O termo “Web Design Responsivo”, definido por Ethan Marcotte, pode ser caracterizado pela adaptação visual de uma página ou interface a qualquer dispositivo em que seja visualizada, sem a necessidade do uso de versões específicas para cada modelo. Podem se referir na adaptação ente tipos de dispositivo, como entre computadores e smartphones por exemplo, entre navegadores de internet ou até mesmo na orientação da página (retrato ou paisagem). Esse “movimento” descarta o uso de pixels fixos, como era comumente utilizado, e se baseia em porcentagens e proporções.

Exemplo de interface responsiva (projeto).

Muitos preferem criar diferentes versões para diferentes dispositivos (como smartphones vs. computadores desktop), algo bom pela adequação ao dispositivo, atendendo bem as peculiaridades de cada um. Porém, existe a necessidade de uma manutenção e atualização constante entre todas as versões, e isso gera uma duplicação no trabalho, e consquentemente no tempo e no dinheiro. Dessa forma, as interfaces responsivas disponibilizam o mesmo conteúdo, sendo a diferença a forma como este conteúdo se distribui na tela.

Uma belíssima página da web dos anos 2000.

No final do século passado, para início dos anos 2000, a internet ainda era considerada apenas uma ferramenta. Apresentava diversas funcionalidades, mas em geral era apenas um depósito de conteúdo, seguindo a linha do Brutalismo. No entanto, com a adesão de mais usuários, as páginas da web e os sistemas operacionais começaram a ser polidos e criar uma linguagem própria, além da diminuição das restrições técnicas. Com isso, e com o pensamento sendo focado cada vez mais para o usuário do que para a funcionalidade, esse tipo de interface começou a ser utilizado lentamente nos anos 2000. Os maiores problemas giravam em torno dos vários navegadores de internet, e posteriormente dos vários tamanhos de tela.

Só a partir dos anos 2010, com a grande quantidade de dispositivos surgindo no mercado, e o aumento considerável da utilização de smartphones como principal meio de visualização de paginas da web, é que as interfaces responsivas se tornaram praticamente uma obrigatoriedade. O excesso de informação e carga visual foram cortados, e agora o usuário possui um novo modelo mental, propenso a utilização da web.

Exemplo de interface responsiva (projeto).
Outro exemplo de interface responsiva (projeto).

A partir disso, o próximo passo das interfaces responsivas é bem possívelmente o mundo real, saindo da limitação das telas e se ajustando ao mundo físico do usuário.

--

--