FGTS liberado! Veja algumas dicas para não desperdiçar esse dinheiro.

O FGTS foi liberado! E agora? O que fazer com esse dinheiro? Calma, calma, não criemos pânico. Veja abaixo algumas dicas sobre o que fazer com esse dinheiro e também sobre o que não fazer com ele.

O que você FAZER com o seu FGTS?
1- Quitar dívidas: se você está inadimplente a melhor opção para seu FGTS é quitar as contas atrasadas. Aproveite esse dinheiro para negociar uma redução de juros para efetuar o pagamento a vista dessas dívidas.
2- Aplicar na reserva de emergência: se você ainda não tem uma reserva de emergência ou ela não é tão farta quanto você gostaria, aplique essa gana lá. O ideal é que sua reserva seja o equivalente a 6 vezes da sua despesa mensal e você pode deixar esse dinheiro aplicado um título de liquidez diária, assim poderá usá-lo no momento em que precisar, sem perdas. 
3- Investir: se você não tem dívidas e já fez sua reserva de emergência aproveite esse dinheiro para fazer um investimento. FAÇA ELE TRABALHAR! Existem diversos tipos de investimentos que podem ser feitos, mas o principal é analisar os riscos e a rentabilidade de cada um, e escolher de acordo com seu perfil o melhor investimento pra você. Uma boa opção é investir no TESOURO!

O que você NÃO FAZER com o seu FGTS?
1- Não sacar: não deixe de sacar o seu FGTS, pois deixar esse dinheiro parado lá na Caixa, não vale a pena, porque a rentabilidade das contas do FGTS é muito baixa. Para se ter uma ideia, em 2016 a rentabilidade das contas de FGTS ficou abaixo da rentabilidade da poupança que já é muito baixa. Então, saque o seu FGTS e faça alguma coisa melhor com ele.
2- Colocar na poupança: não guarde na poupança pois a rentabilidade é baixa, no ano passado ficou abaixo da inflação, ou seja, você estará perdendo “poder de compra” ao invés de estar lucrando com a rentabilidade. 
3- Gastar desesperadamente: não gaste o dinheiro comprando coisas que você não precisa, apenas porque não pode comprar antes e agora quer aproveitar a grana extra pra ir às compras.

Agora você deve analisar a sua situação financeira e definir qual será o melhor destino para esse dinheiro. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que terei imenso prazer em te responder.
E se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos para que eu possa ajudá-los também.

Like what you read? Give Juliana Castro a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.