Você conhece o curso de Sistemas de Informação?

E porque não é (só) formatar computadores

Juliana Degenario
3 min readMay 29, 2020
Fonte: https://fatecrl.edu.br/

Se a resposta for não, tudo bem. Muita gente não faz ideia do que é o Bacharelado em Sistemas de Informação, por isso eu resolvi desmistificar um pouco esse mundo desconhecido e trazer à tona algumas curiosidades sobre esse curso que eu tanto amo.

Sistemas de Informação é um dos principais cursos da área da TI, e disputa atenção com outros dois gigantes — Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Apesar de parecidos, cada um deles possui suas especificidades e diferenças de atuação no mercado.

Mas antes de falar sobre o curso em si, eu gostaria de voltar no tempo e explicar como eu descobri a sua existência.

Era janeiro de 2019, SISU rolando, eu não tinha conseguido tirar a nota mínima em um dos critérios para me candidatar às engenharias da USP, então tive que ser estratégica e “desistir” da Engenharia de Computação, que até então era o meu curso dos sonhos. A ideia era muito simples: me matricular em Sistemas, cursar o primeiro ano e logo tentar transferência para a Engenharia.

O que eu não imaginava era que, ao começar as aulas, tudo iria mudar. Conforme os dias foram passando e eu fui conversando com as pessoas em busca do máximo de informação possível, descobri que a Engenharia de Computação não era o melhor dos dois mundos (hardware e software) como eu havia imaginado e, simultaneamente, comecei a me apaixonar por Sistemas.

Aqui vale ressaltar que, quando escolhemos uma faculdade, somos muito imaturos e não sabemos de fato o que estamos fazendo, então não tem problema nenhum mudar de ideia ao longo do caminho — quantas vezes for preciso!

Depois de perceber que Sistemas tinha tudo a ver comigo, eu desisti da transferência e posso dizer com firmeza que foi a melhor coisa que eu fiz.

No ICMC, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, o Bacharelado em Sistemas de Informação é noturno e tem duração de 4 anos. Assim como a grade curricular, isso também acaba variando de acordo com a universidade.

O curso possui uma forte formação em Computação, com matérias como Algoritmos e Estruturas de Dados, Programação Orientada à Objetos, Sistemas Operacionais, Inteligência Artificial, etc., e uma formação não tão forte assim em Matemática, contando com poucas disciplinas das áreas de Cálculo, Geometria e Estatística.

O grande diferencial do curso são as matérias da área de Gestão, que em sua grande maioria são advindas da Engenharia de Produção, como Modelagem da Organização, Prática e Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. A grade completa pode ser acessada aqui.

Atualmente, no ICMC, são oferecidas 4 ênfases para o Bacharelado em Sistemas de Informação, sendo elas: Sistemas Computacionais Avançados e de Alto Desempenho, Ciência de Dados, Engenharia de Software e Desenvolvimento Web.

Isso faz com que a pessoa formada em Sistemas possa atuar em diversas áreas, como desenvolvimento de software, qualidade, testes de software, ciência de dados, gestão de TI ou até mesmo fundar o seu próprio negócio.O curso é muito abrangente e oferece vários caminhos possíveis, o que me deixa super animada!

E você, já pensou em fazer Sistemas de Informação?

PS: No meu instagram eu posto sobre o dia a dia no curso.
@julianadegenario

--

--

Juliana Degenario

Uma jovem apaixonada por ciência, tecnologia e inovação! Meu espaço para falar sobre assuntos tech, viagens e experiências como mulher na computação.