Todo segundo domingo de maio celebramos o dia das mães no Brasil. Na Argentina, como em outros países do mundo, hoje é só mais um domingo comum, o dia das mães aqui é na terceira semana de outubro, isso porque as datas comemorativas de um país estão completamente associadas à sua cultura e a sua história. Celebrações à arquétipos são comuns aos seres humanos em diferentes épocas e lugares. Os gregos faziam festejos a Deusa Reia, filha da Deusa Gaia (Mãe da Terra) e de Urano (Deus do Céu). Os mitos contam que Reina era mãe dos Deuses do Olimpo…


um ensaio crítico sobre sobre os embates entre o discurso do governo e o posição da Associação de Povos Indígenas Brasileiros frente tais colocações.

Nessa semana, entre 24 e 26 de abril acontece o Acampamento Terra Livre(ATL), organizado anualmente pela Associação dos Povos Indígenas Brasileiros (APIB), ele é um encontro de lideranças indígenas nacionais e internacionais que visa a troca de experiências culturais e a e o engajamento em lutas que defendam os interesses indígenas.O encontro ocorre há mais de dez anos, de forma pacifica, e tem como objetivo conscientizar e dar visibilidade as lutas das populações indígenas brasileiras. Um…


A um mês eu tenho tentando ser um pouco mais sincera sobre quem eu sou e o que eu pensa dentro dessa rede social. Durante muito tempo preservei a idéia de que pouco importava para o mundo quem eu era, o importante era como eu me sentia em relação as coisas e como as experienciava. Como já disse um par de vezes por aqui, estou tentando me reconciliar com a escrita, com o pensamento livre e com a espontaneiedade das palavras. Desde que comecei essa processo tenho percebido algumas coisas; a primeira é que o existe um descompaso terrivel entre…


Faz um pouco mais de um mês que coloquei minha vida em uma mala e vim morar na Patagonia argentina. Aqui as manhãs demoram a começar, o sol sai por de trás das montanhas um pouquinho depois das nove e meia. Até então o céu fica coberto com um laranja azulado e ainda se pode ver algumas estrelas e a lua, essa é a hora mais fria do dia sempre. Independente de quão desértico seja o clima daqui, sempre há orvalho nos pastos pela manhã. Desde que eu cheguei as folhas tem começado a mudar suas cores lentamente que um…


Na ultima semana eu comecei o organizar minhas fotos, eu fico fugindo dessa responsabilidade a muito tempo. Da um puta frio na barriga encarar algumas questões. A que mais tem me assombrado é:Mas afinal de tipo de fotografa eu quero ser?

Eu acho que eu nunca parei muito para pensar, quando me dei conta dessa pergunta eu ja fotografava a muito tempo, eu não sabia muito bem o que me motivava, mas eu sempre estava com minha câmera pendurada no pescoço. E ate agora eu não sou capaz de responder essa questão. …


Nem os mortos estarão seguros se o inimigo vencer. E esse inimigo nunca deixou de vencer. *

Desde quarta-feira nós brasileiros despertamos com uma avalanche de pronunciamentos e analises da visita de Jair Bolsonaro ao presidente americano Donald Trump. O furor se faz necessário. Me provoca vertigem perceber quão longe estamos indo da realidade. Fomos acostumados desde criança a aprender que a História do nosso país começou quando formos “descobertos” pelos europeus, e que desde nossos primeiros dias nossa economia era baseada na exploração de “matérias primas” para a Europa. Demora um bocado para a percebemos que aquelas matérias primas…


Esses dias eu acordei comigo mesmas que deixaria de adiar meu processo criativo. Desde minha infância eu sempre tive uma afecção por fotografia, me recordo de comprar rolos de filme para levar comigo nas viagens para o acampamento da escola. Quando meus pais comparam nossa primeira câmera digital portátil eu passava tardes inteiras tentando imitar as fotos que eu via no myspace na madrugada do dia anterior. No final do primeiro ano do colegial, eu não tinha mais duvidas que queria ser fotografa. Comecei a estudar fotografia, e me matriculei em todos os cursos que podiam me ajudar a pintar…


Nossa potência esta na nossa diversidade, essa força vem da subversão da nossa realidade.

Em dois mil e quinze eu tive meu primeiro contato com a teoria social brasileira, até então eu pensava que independente da sociedade estavamos todos contaminados pela mesma onda racionalizadora. E de fato estamos, mas o que o pensamento social brasileiro me permitiu foi, encarar pela primeira vez, essa perspectiva de um ponto de vista sudamericano. E que revolução.

Foi através dessa disciplina que me apaixonei de vez pela sociologia. Nas ciências sociais acostumamo-nos a viver eternamente buscando uma interpretação social que deem conta de espelhar…


Ja fazem dois anos que me formei em Sociologia, quando eu terminei a graduação eu escrevia quase sempre, naquele momento tudo me parecia interessante. Comei muitos textos, não terminei quase nenhum. Me parecia que que independente do meu esforço, minhas palavras não teriam a potência que eu desejava, e por fim, desistia. Hoje eu olho para aquelas sentenças incompletas e me pergunto: porque afinal eu nunca as terminei?

Em parte por um costume que se cria dentro do universo académico de uma eterna crítica e uma constante busca por uma melhor argumento. Mas em grande medida também, pelo medo do…


"Na fantasia europeia, a América em si era uma mulher nua, sensualmente reclinada em sua rede, que convidava o estrangeiro branco a se aproximar"*

Me recordo de uma noite fria em um acampamento, la para o meio de 2017, estava sentada sozinha admirando as estrelas, naquele ano enfrentava meu primeiro processo de seleção do mestrado, e minha mente mergulhava na imensidão dos meus pensamentos. Naquele instante meu peito converteu-se em uma cachoeira de emoções. Como pudera eu ser tão ingênua? Como poderia eu creer dentro dessa imensidão que é o universo que minha voz poderia soar aos ouvidos distantes?

Naquele…

Juliana Lira

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store