Astronomia e outras coisas

"Astrônoma!" era sempre minha resposta às perguntas do tipo "O que você quer ser quando crescer?". Mas não, não virei astrônoma. Assim como não virei uma série de outras coisas. Mas acabei virando outras.

Engraçado perceber como é que a banda toca à medida que você vai crescendo. Como as relações mudam, pessoas se conectam e outras desaparecem. Mas na verdade, tudo continua no lugar e o que muda é a sua perspectiva de ver aquilo, sabe?

De toda maneira, voltando à astronomia: prestaria o 30 PAS para Física, e precisava de coisa pouca para passar. Estava convicta de que a UnB era destino certo no próximo semestre. Mas lá vem a bomba: dentre mil problemas, um deles foi que esquecemos e não conseguimos pagar a taxa. Lá vai recurso, manda pro cespe e NADA. Mas tudo bem.

A ideia era começar a trabalhar pra continuar sendo um pouco independente e depois eu pensava nessa coisa de faculdade. Até que um estalo bateu e pensei: não pode. Não dá. Eu quero entrar na UnB custe o que custar! E assim fiz. Cursinho, estudando dia e noite e a decisão aos 45 do segundo tempo: inscrição para Comunicação Organizacional.

Mas calma: que diabos isso tem a VER COM ASTRONOMIA? Nada. Nadinha. E sem contar que as matérias da física tinham uma série de restrições para cursar e bla bla bla…

O tempo passou, continuei sempre trabalhando e construindo pequenas coisas e hoje, formada, me pergunto: e se tivesse mudado de curso? Escolhido a física? Como teria sido meu rumo? Teria cursado a UnB, depois uma pós na UFRJ, depois mais alguns anos de mestrado…teria sido eu mais feliz? Estaria hoje mapeando constelações e divagando sobre a origem do universo, ao invés de fazertextos, apresentações e marcas?

Difícil saber. Mas essa historinha toda é pra fazer com que a gente reflita sobre as decisões, sobre os momentos que estamos e sobre o futuro que vem aí. É difícil decidir sem saber o que nos espera, mas mais difícil é conviver com o que já passou e não pode ser mudado.

Primeiro texto nessa coisa de medium e espero melhorar a partir daqui hehehe. Mas precisava de um espacin pra tirar essas coisas da cabeça!

Bjs