O Pascal nos enganou?

Juliana Simonato
4 min readAug 27, 2018

--

Escrito por: Ana Carolina Botelho, Pedro H. Miranda e Juliana Simonato

Camaleão Pascal. GIF retirado de https://giphy.com/gifs/disney-cute-tangled-pascal-Vhhpm1MG9kwCs

No filme “Enrolados”, da Disney, lançado em 2010, o queridíssimo personagem Pascal é um camaleão enigmático e divertido que muda de cor para se camuflar. Além de ser um personagem muito divertido, ele nos faz crer que os camaleões realmente tem o poder de trocar de cor facilmente. Entretanto, aí vai uma notícia bombástica da ciência — Crianças e fãs do Pascal, por favor não nos odeiem- MAS É TUDO MENTIRA!

Segundo o National Geography, os camaleões conseguem fazer pequenos ajustes de cor para se camuflar nos arredores, e por incrível que pareça esses “pequenos ajustes” podem ser simplesmente incríveis em comparação a muitos animais que são incapazes de imitar certos detalhes do ambientes.

Agora vocês devem estar se perguntando: afinal, os camaleões mudam ou não de cor? SIM e NÃO! A questão é que o mundo do entretenimento transformou os Chamaeleonidae em um animal muito menos potente do que ele consegue ser! As habilidades desses animais são simplesmente impressionantes e eles conseguem usar suas cores de forma tão exuberante que você vai ficar impressionado/a com a família do famoso camaleão da Disney depois que ler o nosso artigo.

Ao perguntar para qualquer um que sai à procura de um desses animais a resposta é sempre a mesma: “É muito difícil”, como conta Milinkovitch, um pesquisador que já passou 10 horas à procura de algum camaleão. E existe uma boa razão para isso: estes répteis são totalmente indefesos. Eles não têm uma mordida perigosa, sua pele não tem veneno algum, e não podem se mover rapidamente. Manter-se escondido é basicamente sua única tática para escapar dos predadores.

Você conhece esse animal abaixo?

Empusa pennata. Imagem retirada de http://umdiadecampo.blogspot.com/2012/01/e-bicho-ou-pau.html

Ele é conhecido como bicho-pau e é altamente confundido pelos predadores por um pedaço de pau. O mesmo acontece com os camaleões, eles não necessariamente mudam de cor, eles simplesmente já se parecem com as folhas, galhos ou troncos no qual eles se camuflam.

A diferença é que os camaleões têm a capacidade de ajustar o brilho de sua pele, tipo quando a gente edita nossas fotos sabe? Quando há menos luz, como em uma árvore nas profundezas de uma floresta na região Malaio-Polinésia, células de pigmentação marrons e pretas chamadas melanina chegam à superfície da pele e fazem com que o camaleão pareça mais escuro e, assim, mais camuflado.

Resumindo, os camaleões realmente conseguem mudar a cor de sua pele para se camuflarem no ambiente, mas estão limitados a uma pequena variação dentro do círculo cromático. “Os camaleões têm um repertório limitado”, diz a bióloga Devi Stuart-Fox, “Mas não tenho dúvidas de que, dentro de seus limites, eles consigam mudar de cor para combinar com seu ambiente”

No entanto, muitos se enganam ao achar que a coloração do camaleão tem apenas a finalidade de camuflá-lo, porque na realidade essa espécie possui dois estados muito opostos. O primeiro, já muito citado nesse artigo, é alterar sua cor sutilmente para tornar-se invisível e a outra é ficar aparente com uma mudança de cor de forma explosiva.

O objetivo dessa exibição de cores, muitas vezes vêm da dominância masculina, já que é através das cores que os machos brigam e disputam território. Geralmente o camaleão menor e menos colorido para o show de cores e indica que não quer mais competir. Contudo, essa não é a única tática para solucionar conflitos, pois pesquisas mostram que muitos machos usam das cores para imitar as fêmeas, enganando assim seu oponente.

As cores também são utilizadas para deslumbrar as fêmeas, mas isso não significa que estas ficarão interessadas. Sendo assim, elas usam das suas cores para informar isso ao macho que está realizando o cortejo. Ou seja, as cores também servem como forma de “comunicação”.

Recentemente, uma nova função que as cores possuem começou a ser pesquisada. A alternância de cores pode ajudar os camaleões a regular a temperatura corporal como os dragões barbudos. E por serem ectotérmicos, os camaleões não conseguem reter o calor gerado por seu metabolismo e por isso a necessidade de usar o sol para se aquecer. Então, é provável que o camaleão tenha evoluído a habilidade de mudar de cor para se camuflar, como diz o especialista Stuart-Fox, mas esse talento agora satisfaz outras necessidades do animal, como o controle de temperatura, “comunição” e reprodução

Vamos brincar de achar o camaleão?

Após a leitura e brincadeira indicamos um vídeo do canal Fatos Desconhecidos: https://www.youtube.com/watch?v=t-H8NzpMj6k

Um tchau do Pascal e até a próxima!

Camaleão Pascal. GIF retirado de https://giphy.com/gifs/disney-cute-tangled-pascal-Vhhpm1MG9kwCs

Referências https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2018/08/camaleao-reptil-cor-camuflagem-brilho-melanina-mito-florestas

--

--