The Three Stooges e a comédia do século passado

Entre os programas que assisti, assisto e repriso vez e outra está o seriado The Three Stooges, mais conhecido no Brasil como Os Três Patetas. A série que esteve em atividade entre os anos de 1922 e 1970 narra as peripécias de três irmãos atrapalhados cujo objetivo de vida é conseguir um pouco de dinheiro, comida e cama macia. A cada cena eles trocam tapas, bofetadas, marretadas e chutes falsos de forma cômica ao estilo comédia pastelão.
Retratado em meios aos episódios está o estilo de vida norte-americano da época, já que a série é hollywoodiana. Alguns apresentam os debates desse século (XX), inclusive os mais insanos. Um exemplo está em Half-wits Holiday, onde dois senhores de classe alta discutem o motivo da distinção social: hereditariedade ou o ambiente onde o sujeito vive?
Aposta feita, Moe, Curly e Larry (personagens principais) surgem em cena e acabam escolhidos como as cobaias. São treinados via regras de etiqueta para se adequarem ao ambiente sofisticado de um jantar de gala. Ao final do episódios eles demonstram que tudo foi em vão, pois suas mancadas criam uma confusão no evento.
Eis aí uma bela comédia que não quer servir de referência aos conceitos, não quer ser preconceituoso ou ainda ferir os sentimentos de um ou outro. O trio mais biruta da história, como chamado ao início de cada curta, gostava apenas de divertir e arrancar risos sem mostrar-se apelativo. Sabia o limite que deveria atingir e mesmo assim explodiu em sucesso pelo mundo.
Por isso ainda assisto, por isso ainda dou risada, por isso acredito que a fórmula deles ainda é válida e pode ser adequada ao estilo atual. Viva os Três Patetas. E vamos rir, pois é saudável!!!
*texto publicado em 05 de fevereiro de 2016