A febre das descurtidas

Deslikes?

Recentemente, dentro de fóruns sobre a utilização de Facebook para divulgação profissional, uma grande discussão está girando em torno de uma queda na quantidade de fãs!

O Facebook parece ter criado uma rotina para deletar os perfis inativos e todo tipo de usuário com coisas “estranhas”. Essa não foi a primeira vez que páginas de empresas e profissionais sobre uma grande queda de usuários. Como quase todas as atualizações do Facebook, os usuários são impactados por partes! Não há histórico de atualizações que tenham entrado de uma vez para todos os usuários. Ou seja, talvez você ainda não tenha sentido isso nas páginas que você gerencia, mas isso pode acontecer de uma hora para outra.

Daiana Silva postou recentemente no grupo dos entusiastas um texto muito interessante com uma experiência bem inusitada: https://www.facebook.com/santa.morte?fref=nf

“Foi então que se acendeu uma luz no fim do túnel, meus deslikes eram provenientes da atualização do facebook, pois eu aparecia no feed de pessoas que nem lembravam mais que haviam curtido a page, meus clientes mudaram e começaram a ser mais exigentes com relação ao conteúdo, então juntando os perfis que o face deletava e os novos perfis que passaram a me ver e davam deslike minhas perdas eram ENORMES.”
Daiana Silva

Qual o lado negativo e positivo disso tudo?

O lado negativo é um leve desconforto com clientes ou mesmo com seu ego. Perder grandes volumes de fãs e ver os números caindo é algo negativo .

PORÉM, existe um lado positivo.

A queda no número de fãs aumenta a qualidade da entrega de visualizações. Como no relato de Daiana, essa mudança fez com que outros “novos” usuários recebessem mais conteúdo sobre a página. Esses “novos” usuários eram fãs da página que nem lembravam que a página existia e que quando começaram a receber, decidiram sair da página. Ou seja, eles provavelmente curtiram a página uma vez e nunca mais tiveram acesso aos outros posts. O tempo passou e esqueceram que a página existia, mas continuavam na lista de fãs da página.

A desfecho desse relato é muito interessante e vale a pena a experiência!

A solução encontrada

A administradora da página resolveu re-estruturar toda a página conforme recebeu os feedbacks das pessoas. 
Uma nova capa, novos conteúdos e uma linguagem diferente garantiram que o número de fãs voltasse a crescer .

Como explicar isso? Bom, conforme houve uma queda no número de fãs “genéricos”. O público restante era mais atencioso e mais criterioso!

Após a experiência, Daiana conta:

“Juliano Kimura, hj tenho um FSI de 60% ou mais sobre o número de seguidores da page, antes eu tinha 10% então essas mudanças trouxeram os clientes para perto e fizeram ficar.”

Ou seja, após todas essas mudanças o saldo foi positivo!

Abaixo segue o relato de Daiana sobre a experiência.

Para que os clientes dêem deslike na page, ele precisa acessar a page e clicar em “descurtir”, com a page inativa o cliente não tem como dar deslike, se os likes continuam caindo mesmo após desativar a page, já sabemos que não é o cliente que está deixando de seguir e sim os perfis que estão sendo deletados.
Para cessar a queda de likes, reestruturei todo o conteúdo.
Desativei a page por 7 dias. Após reativar, forcei os usuários a me dizer quais pages seguiam, por que seguiam e quais conteúdos consumiam, após reativar a page ainda houveram algumas quedas de like porém a Interação subiu consideravelmente, pois após reativar page inativa você alcança uma quantidade maior de seguidores.
Esse alcance se dá pois o Facebook utiliza uma variável na programação para *relembrar” o usuário que ele seguiu determinada page e que ela retornou, após essa manobra, reestruturei desde linguagem da postagem a horários e o layout da arte, meu público estava seguindo cada vez mais pages e amadurecendo suas opiniões, por isso a reestruturação na linguagem direta foi o que me trouxe resultado. 
Foram cerca de 8 meses de estudo e aplicação para ter retorno, à 5 meses as pages ( a minha pessoal e a de clientes) tem mostrado resultados satisfatórios, deixaram de perder likes de forma excessiva e a interação e FSI tem mostrado crescimento considerável.

Falando sobre sua estratégia, Daiana conta que não é algo que pode ser aplicado em qualquer página de Facebook. Depende muito do público.

Cada página tem um tipo de público, então a estratégia de “forçar a falar” tem variação de acordo ao nicho que você opera. Por exemplo, na página governamental foi EXTREMAMENTE DIFÍCIL a comunicação direta com os seguidores, pois 90% usam a page como jornal, lêem td que postamos, mas não dão like coments ou comparts, essa foi um desafio extremo!

www.julianokimura.com.br