O livro que mudou a minha vida

Juliano Loureiro
Aug 28, 2017 · 2 min read

Há várias empresas que nos inspiram de todas as formas. Há vários empreendedores que nos motivam com seus discursos e atitudes. Mas sempre haverá aquela que seguiremos fielmente pelo seu propósito. E foi pensando em uma empresa em específico que resolvi escrever, baseado em um livro que li no início de 2016.

Referência para o empreendedorismo

Iniciei minha jornada no empreendedorismo no começo de 2015. Naturalmente, comecei com muita fome, vontade de aprender e, claro, estava lendo muito. Desde blog-posts até livros “gringos”. Passava horas na livraria conferindo lançamentos, livros mais vendidos etc. Cheguei até a lançar um projeto chamado L1VR00, que meu objetivo era ler 100 livros em 2016. Falhei na missão. Em 2016 li “apenas” 16 livros. Essa falha se deu por conta da loucura que foi esse ano. Abri duas empresas e ajudei na criação de uma terceira.

Dentre todos esse 16 livros lidos nesse ano, um deles foi especial. O livro em questão era: “Comece algo que faça a diferença”, do americano Blake Mycoskie.

Me identifiquei bastante com o propósito do Blake. Ele criou a marca de calçados — alpagartas — chamada TOMS, que tem como objetivo doar um calçado para cada outro que foi vendido. Ou seja, vendeu um, doou um. Blake chama essa prática de one for one. Uma atitude nobre e inovadora em um mercado, até então, carente de novidades.

E foi baseado no propósito do Blake que comecei pensei a diagnosticar o meu propósito. E, assim, guiar toda a minha caminhada no empreendedorismo.

Diagnosticando o propósito

Junto com meus sócios Matheus e Gabriel, alinhamos que tanto o nosso propósito de vida quanto o de empresa era o seguinte:

Transformar a vida das pessoas através do empreendedorismo.

Tudo que passamos a fazer, desde comprar um equipamento novo pro escritório ou decidir se pega ou ou não um cliente, seria baseado no nosso propósito. Por que é esse propósito que nos guia e nos fazer crescer.

Blake é muito firme ao seu propósito, tanto é que já expandiu os negócios da TOMS para outros setores. Por isso que é uma empresa tão admirada.

Busque inspirações

Da mesma forma que me inspirei no Blake e na TOMS, é muito importante que todos nós busquemos em alguém uma referência, uma inspiração. Ao identificar com o propósito de uma pessoa ou empresa, conseguimos forças para continuar. Afinal, empreender é difícil e são inúmeras as barreiras encontradas ao longo dessa jornada.

Quer saber mais sobre empreendedorismo e estratégia digital? Navegue pelos conteúdos do blog. Sempre novas publicações.

)

    Juliano Loureiro

    Engenheiro, empreendedor e disposto a fazer história. COO da @friendslab_co.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade