Como ler tanta notícia: um guia prático (3) — Guardar para ler depois

Nos primeiros posts da série, falei das notícias urgentes, que precisam ser lidas imediatamente. Mas, como disse na introdução, ao longo do dia topamos com muito conteúdo bom, que gostaríamos de guardar para ler depois. Mais tarde, no final de semana, nas férias… Uma versão eletrônica daquele recorte de jornal que ficava num canto esperando sua hora.

Nos passos abaixo, explico em detalhes como resolvi esse problema — alguns detalhes bastante técnicos, pois não seguro o nerd que mora em mim. Na verdade, a solução é bastante simples, tão simples quanto instalar um app ou mesmo usar um recurso que já existe no iPhone. Confie em mim — ou guarde para ler depois!

Aplicativos: ReadabilityPocket

Os dois aplicativos fazem basicamente a mesma coisa: guardar links para leitura posterior. O bacana é que funcionam em todas as plataformas. Assim, esteja você lendo um texto no computador, no smartphone ou no tablet, seja qual for o sistema operacional, sempre haverá ali o botãozinho “guardar para depois”.

Minha preferência pessoal é pelo Readability, pelo função mágica de mandar para o Kindle. Na dúvida, faça o teste no dia-a-dia.

Para liberar todo o potencial dessas ferramentas, é imprescindível usar as respectivas extensões do iPhone. Para habilitá-las, basta clicar em qualquer botão “Compartilhar” (no Safari, por exemplo, ele está parte inferior da tela, bem no meio). Ali, arraste a barra de cima para esquerda até chegar ao botão “Mais”.

Extensão - Mais

Ative então a extensão do seu aplicativo preferido.

Extensão Readability

Assim, toda vez que quiser guardar o link de um texto no iPhone para ler mais tarde, basta apertar o botão “Compartilhar” e escolher salvar no Readability ou no Pocket.

Os dois serviços também tem ótimas extensões para o Chrome (Readability e Pocket). Uma vez instaladas, você terá também no computador seu botãozinho “guardar para depois” para tudo de interessante que encontrar na internet.

Agora é só escolher o momento do dia ou da semana que você vai tirar para relaxar e rever os montes de textos bacanas que guardou. Pode ser também um ótimo antídoto para longas esperas, filas de banco… Basta abrir o tablet, o celular ou o computador, e todos os links estarão ali guardadinhos.

Se quiser sofisticar a experiência, use tags para organizar o conteúdo. Elas podem ser inseridas a cada link guardado.

Exemplos de uso possível de tags: “hoje” e “depois”. No final do dia, você lê tudo da tag “hoje”. No final de semana ou nas férias, os textos da tag “depois”. Dica: eu salvo tudo num balaio só, sem complicação de tags, embora gostaria muito de ser tão organizado a ponto de usá-las.

O Pocket leva vantagem em relação ao Readbility porque pode ser conectado ao IFTTT, o que abre possibilidades infinitas. Apenas para dar um exemplo: conectando com o Twitter, é possível adicionar links contidos nos tweets que você curtir.

Lista de leitura: já vem com iPhone

Um solução bem mais simples para usuários de iPhone é adicionar links à pouco utilizada “Lista de leitura”. Essa opção também é acessada pelo botão “Compartilhar”, e está na segunda barra — às vezes é preciso arrastá-la para a esquerda para visualizar o botão.

Lista de leitura - Compartilhar

Para acessar os links salvos, abra os Favoritos e clique naqueles óculos do meio.

Lista de leitura

A vantagem é que essa lista é compartilhada entre todos os seus dispositivos. Se você usa o Safari no Mac, estarão lá também.

Feedly

O Feedly é um excelente agregador de notícias, um serviço para concentrar “feeds” de qualquer site. Pode ser utilizado para ficar de olho nas notícias ao longo do dia, mas eu prefiro, para isso, o sistema que descrevi nos posts anteriores. Assim, separei o Feedly para acompanhar alguns blogs e sites que não preciso ver sempre, em geral sobre software e outras nerdices, por exemplo, ou sobre comunicação.

Feedly

Sempre que sobra um tempinho, ou no final de semana, abro meu Feedly e zapeio por essas notícias. Se não der tempo de ler a notícia naquele momento, mais uma vez entra em ação o Readability ou o Pocket, ambos estão integrados no aplicativo.

Na próxima semana, vou falar dos aplicativos que uso para ler veículos impressos.


Originalmente publicado no site de Juliano Nóbrega

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Juliano Nobrega’s story.