Como me mantenho informado por e-mail (e as melhores newsletters)

Da forma como o utilizamos hoje, o e-mail existe há mais de 20 anos. Mas continua a ser uma ferramenta poderosa de comunicação, e hoje é minha principal fonte de atualização sobre temas que me interessam, por meio de newsletters.

As principais vantagens de usar o e-mail para ler notícias, para mim, são:

  • não preciso sair do e-mail, onde já estou o tempo todo, em qualquer dispositivo;
  • o conteúdo vem até mim, não preciso ir atrás, entrando site por site;
  • leio na hora em que for mais conveniente;
  • há muito conteúdo bom disponível de graça;
  • personalizo do meu jeito.

Nos últimos meses, assinei dezenas de newsletters, de todo tipo. Abaixo, seleciono as que considero hoje mais úteis para não perder o que de mais interessante (e importante) está sendo escrito e dito no mundo.

Meio
 Definitivamente, a melhor newsletter do Brasil no momento. Finamente redigida, traz um ótimo resumo do noticiário geral, e ainda belos achados sobre cultura e tecnologia. Conta com sugestões da comunidade de “Pioneiros”, e não custa nada.

Estadão — Manchetes
 Faz um bom resumo matinal do noticiário do jornal, e traz os links para as principais matérias. Um jeito rápido de ficar por dentro e não perder as matérias do Estadão.

Globo
 Mesmo espírito do Estadão, com mais links e menos texto. A vantagem é uma edição no final do dia, com links para o que foi notícia.

Poder360
 Quem acompanha de perto política nacional não pode perder o noticiário desse site comandando pelo experiente Fernando Rodrigues. A newsletter traz, todas as manhãs, links para as principais notícias publicadas no site.

Recode
 O mais importante veículo americano sobre tecnologia, na minha opinião. Comandado pela veterana Kara Swisher, se ocupa mais da discussão de grandes questões do Vale do Silício que do conteúdo para nerds e obcecados. Sua newsletter matinal traz dicas de leitura não só do Recode, mas de toda a web. Vale ouro.

NYT Morning Briefing
 Há uma miríade de boas newsletters americanas sobre noticiário geral no modelo “briefing”, ou seja, um texto que resumo noticiário para ser lido diretamente no e-mail, ao estilo do Meio. Todo grande veículo tem a sua. Se for para escolher uma, recomendo a do NYT. Sinto que dão peso menor às questões da política local que nos interessam menos, e o conteúdo é de muita qualidade. Além disso, parece ter um paywall mais flexível para quem é assinante. Entre as muitas boas newsletters do NYT, recomendo ainda a “What we’re reading”, que traz sugestões de leituras de outros sites feitas pelo time do jornal. Tem muita coisa boa.

Medium Daily Digest
 Baseado nas suas preferências e nos sites que você segue, o Medium faz um excelente trabalho de sugerir leituras todas as manhãs. Agora que incluíram conteúdo da Economist e do Financial Times no seu plano pago, ficou ainda mais interessante.

Bloomberg view
 Das outras newsletters gerais americanas no modelo “briefing”, é uma das minhas preferidas. Dá um panorama dos EUA, com viés mais econômico, naturalmente, mas traz ao final sugestões de leitura de vários sites interessantes e menos conhecidos. Tem até uma newsletter só para essa curadoria, feita pelo jornalista Barry Ritholtz.

The Guardian — The long read
 Uma vez por semana, mandam as grandes reportagens do Guardian. Os temas são os mais variados, mas (quase) sempre tem algo muito interessante.

Há muitas outras newsletters incríveis chegando no meu e-mail todos os dias, que serão temas para outros posts.

E você, o que anda recebendo no email? Conte-me por aqui.


Publicado original no site do Juliano Nobrega.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.