O conceito flywheel marketing ou marketing de impulso

Sob um ponto de vista simples, mas não tão simples. É como aprender a andar de bicicleta…

Uma das coisas mais fascinantes em se falar sobre estratégia é unir elementos e conceitos, nesse post vou trazer o conceito de flywheel marketing (marketing de impulso) e mostrar o ponto de vista estratégico de um conceito de forma simples. Mas por que bicicleta?

Quero que lembre agora de quando você estava aprendendo a andar de bicicleta suas primeiras pedaladas sem auxílio das rodinhas

Era um esforço absurdo, as pedaladas pareciam ser tão pesadas, um receio, um frio na barriga e tudo isso por que você estava aprendendo a se equilibrar. O equilíbrio era parte fundamental do processo, e a única forma de aprender a se equilibrar era realizá-lo de forma orgânica. Essa sensação de aprendizado vs equilíbrio nos ensina mais sobre o conceito flywheel marketing.

Jim Collin’s no seu livro Good to Great, descreve o conceito como um dispositivo mecânico que gera e guarda energia através de muito esforço e persistência, até que a flywheel lentamente começa a girar e criar o momentum. Este ocorre quando a roda, ou negócio, começa a girar de forma orgânica e rápida e desenvolve cada vez mais e com mais energia.

Trazendo isso para o marketing digital,

Vamos dizer que você esteja criando seu negócio online, um e-commerce, já possui todo seu planejamento de branding e marketing. Então você cria sua primeira lista de ToDo’s, pensando no seu negócio com essa mentalidade estratégica, inclui SEO no topo da lista e inicia todo o processo.

O impulso …

É muito difícil tudo parece enferrujado, não temos uma base de emails, contatos, público e parceiros.

A conquista dos primeiros links e melhores posições no ranking, conseguir aquele primeiro conteúdo que gera a primeira aproximação com o mercado, seus primeiros emails cadastrados e o primeiro público orgânico a te seguir nas redes sociais, é realmente muito difícil.

Mas quando passamos desse ponto a mágica acontece e …


A roda começa a girar, todo o seu trabalho por algo consistente e constante na busca do engajamento do seu público acontece e você percebe que…

As pessoas te procuram quando você produz conteúdo, os compartilhamentos são de forma orgânica, após cerca de seus primeiros 100 cadastros de email a sua lista orgânica cresce muito mais rápido do que você imaginava. Em outras palavras, você gerou a reputação, o engajamento e o relacionamento com o seu público.

Existem 3 principais dicas, para construir uma estratégia flywheel marketing com qualidade:

Invista mais e por mais tempo

Um ótimo exemplo é o investimento em busca paga e orgânica no Google, claro que, investir em anúncios do Google Adwords trarão um resultado mais rápido do que conseguir uma boa posição orgânica. Mas, se você investir em seu site, nas palavras-chave corretas, bons títulos e outros detalhes, com o tempo você estará bem posicionado na busca orgânica.

Entenda que esse é um conceito estratégico de investimento em longo prazo, muitas vezes não é animador, mas lembre-se no potencial de retorno orgânico.

Esteja disposto a investir, experimentar e aceitar falhas

Todo o conceito trata-se de aprendizado, evolução consistente e equilíbrio. Para isso em um ambiente em constante atualização como as redes sociais é preciso tomar alguns riscos, acertando e também errando, faz parte do processo. Somente assim você consegue fugir do comum e encontrar alternativas criativas que funcione, é necessário se permitir experimentar outras estratégias.

Aprenda a encontrar o conceito flywheel em tudo

Agora que você viu como funciona o flywheel marketing nos canais apresentados, poderá aplicá-lo em outras áreas.

Uma boa estratégia em Adwords também funciona por meio desse conceito, quanto mais pessoas clicam nos anúncios, mais sua marca torna-se referência e o custo por clique (CPC) tende a cair.

O Remarketing também segue esse padrão, quanto mais pessoas visitam seu site mais você pode alcançá-las com anúncios e com o aumento da conversão, mais você quer investir. O investimento em gestão da marca, assim como construir um bom relacionamento com outros sites e ter facilidade em conseguir links também são boas dicas de onde o conceito pode ser aplicado.