Muitos acreditam que testes de performance fundamentam-se apenas na criação e execução de scripts de teste automatizado em ferramentas de simulação de usuários virtuais, como o JMeter, quando, na verdade, isso equivale a algo por volta de 10% de todo o esforço dedicado a atividade de testes de performance. Ao analisar a distribuição de todo o esforço nessa atividade, vemos que os pontos que demandam mais atenção estão voltados a atividades relacionados ao que acontece antes e depois da execução do que se é automatizado. …


A quinta edição do garoaQA foi, com certeza, uma das melhores. Juntou um público completamente novo no evento que aconteceu em um dos locais mais inovadores de setor bancário, o inovaBra, do Bradesco. Confira nesse post como foi o meetup!

O inovaBra é um movimento criado para promover a inovação dentro e fora do Bradesco. Uma missão que cumprimos por meio de um ecossistema de programas que abrangem aquisições estratégicas, inovação interna e co-inovação.


Foto by Diego Ulrich (DafitiGroup)

O garoaQA é um meetup organizado pelo Wellington Avelino e eu. Um evento democrático e gratuito, onde os participantes são os protagonistas. Eles escolhem os assuntos, agrupam, votam e discutem, numa troca de conhecimentos espontânea e baseada em experiências reais. Nossa última edição foi gentilmente hospedada pela DafitiGroup, leia abaixo como foi.

A DafitiGroup é formada por grandes empresas, como a Dafiti, Kanui e Tricae. O escritório da Dafiti fica na Barra Funda e lá foi a sede da quarta edição do garoa. Um lugar gigante, sensacional. …


Rodas de Conversa, gerando discussões sobre Devops, Data Science e Ferramentas de Teste

O garoaQA é um meetup que tem o objetivo de incentivar o compartilhamento de experiências reais através de rodas de conversa. Todos os temas são escolhidos, agrupados e votados pelos próprios participantes. O lugar onde o meetup acontece é cedido por empresas que incentivam esse tipo de evento. Como diz o título, essa edição do garoa foi gentilmente sediada pelo iCarros, um lugar sensacional!


Fundamentando-se em card sorting, rodas de conversa e muita colaboratividade, construímos o primeiro GaroaQA. Foi uma noite com participação gratuita para discussão de temas pertinentes a área de qualidade de software. Quem brilhou foram os participantes, que compartilharam suas experiências, conhecimentos e exemplos reais dos temas discutidos.

Hora do coffee break!

Há uns meses atrás tive a oportunidade de conhecer um modelo de evento bastante diferente do que eu havia visto até então. Ao invés de ter palestrantes falando sobre alguns temas, havia participantes, discutindo e falando sobre como aplicaram ou viram a aplicação prática, de temas comuns relacionados a tecnologia. Foi o Matheus…


Muitos me perguntam como foi minha trajetória em testes de software e quem foram os principais influenciadores dela, quem eu sigo e quem eu costumo ler. Nesse post falo sobre quem são essas pessoas e o por que você deveria seguí-las também.

Fonte: http://www.thehindubusinessline.com/multimedia/dynamic/02113/BL18_cheat_sheet_j_2113853g.jpg

Testadores que influenciaram o início de minha carreira

2008 foi o ano em que iniciei minha carreira como testador. Nessa época o conhecimento de testes ainda estava concentrado em certificações de teste, cursos, automação de testes e no livro base de conhecimento em testes de software. Ao começar estudos sobre certificações internacionais, conheci Rex Black e Glenford Myers, dois profissionais que ficaram famosos por explicar de…


Fonte imagem: http://bramanteprevidencia.adv.br/site/wp-content/uploads/2016/08/12.jpg

Há oito anos atrás, diversas organizações aplicavam (e ainda aplicam), tri ou semestralmente exames a testadores que estavam interessados em demonstrar seus conhecimentos ao mercado para tornarem-se mais atrativos às empresas. O contexto contemporâneo sofreu diversas mudanças, em contrapartida, a maior parte da base de conhecimento em testes proposta por muitas dessas organizações não acompanhou tal mudança. Dado esse contexto, discutiremos se ainda faz sentido preparar-se para certificações em teste de software.

O registro mais antigo que tenho da atividade de testes de software de maneira formal no Brasil é rodeado de certificações e pesquisadores escrevendo livros e artigos com…


Tem muitas idéias boas que gostaria de compartilhar com a comunidade mas travou na hora de escrever o primeiro parágrafo? Sem problemas! Nesta leitura de 3 minutos pretendo ajudar você a escrever primeiro post e começar a compartilhar seus conhecimentos com a galera.

Em todos estes anos na área de testes de software, entre cursos, palestras, consultorias e mentorings, conheci muitas pessoas muito inteligentes, com vasto conhecimento, cheias de idéias e soluções inovadoras para problemas bastante comuns. Minha pergunta a estas pessoas sempre foi:

– Por quê não escreve sobre isso!?

A resposta, na maioria das vezes, estava relacionada a…


Percentil é uma medida utilizada para dividir uma amostra de valores, ordenados de forma crescente, em cem partes. Essa medida da estatística descritiva colabora, e muito, na análise de resultados dos testes de performance. Neste post aprenderemos um pouco sobre percentis em testes de performance e qual é sua importância na análise dos resultados dos testes.

Teste de performance é um tipo de teste de software que basea-se na definição de um número fixo de usuários, que executam um passo a passo em uma aplicação e que avalia certos resultados como tempo de resposta, peso da resposta, latência, entre outros…


Neste post você conhecerá algumas dicas que usei para obter sucesso na CTFL e que tenho passado a meus alunos em treinamentos preparatórios para esta certificação para que também consigam êxito.

CTFL refere-se a Certified Tester Foundation Level e é o primeiro nível dentre 3 propostos pelo ISTQB (Foundation, Advanced e Expert), uma instituição internacional em testes de software que promove a certificação.

Cada país possui um board que representa o ISTQB. …

Júlio de Lima

Principal QA Engineer @ Capco — MSc. Electrical and Computational Engineering with a focus on AI

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store