Aprenda em 3 minutos a escrever seu primeiro post

Júlio de Lima
3 min readAug 11, 2016

--

Tem muitas idéias boas que gostaria de compartilhar com a comunidade mas travou na hora de escrever o primeiro parágrafo? Sem problemas! Nesta leitura de 3 minutos pretendo ajudar você a escrever primeiro post e começar a compartilhar seus conhecimentos com a galera.

Em todos estes anos na área de testes de software, entre cursos, palestras, consultorias e mentorings, conheci muitas pessoas muito inteligentes, com vasto conhecimento, cheias de idéias e soluções inovadoras para problemas bastante comuns. Minha pergunta a estas pessoas sempre foi:

– Por quê não escreve sobre isso!?

A resposta, na maioria das vezes, estava relacionada a tentativas de escrita mal sucedidas por não saber por onde começar. Chegamos aqui ao objetivo deste post, mostrar uma forma de estruturar suas idéias e transcrevê-las em seu primeiro post.

Gostaria de convidá-lo a, de fato, escrever um post enquanto faz a leitura deste texto, publicá-lo aqui no Medium e compartilhar o link como resposta a este post.

Bem, o primeiro passo para escrita do seu post deve ser a identificação de um tema do qual você deseja abordar. Esse tema pode se resumir a uma palavra ou uma frase, por exemplo “Cucumber” ou “Escrever testes automatizados em seu idioma”.

O próximo passo é pensar em 3 características interessantes sobre o assunto que você deseja abordar e escrevê-los em forma de frases, por exemplo “Com Cucumber posso descrever o comportamento do software em seu idioma em forma de estórias”, “Ele gera métodos em Ruby a partir de cada passo descrito nas estórias” e “Posso usar o Selenium WebDriver dentro dos métodos Ruby gerado pelo Cucumber para interagir com um browser simulando ações humanas”.

Bom, agora iremos criar uma introdução para seu post, que, basicamente, é resumir o assunto que irá abordar juntamete com as três características que você definiu, veja:

Cucumber é um framework BDD usado para descrever estórias em seu idioma, estas estórias tornam-se métodos Ruby que, por sua vez, permitem a utilização de frameworks como o Selenium WebDriver para automatizar testes.

Vamos analisar minha introdução:

Tema { Cucumber é um framework BDD } Primeira característica { usado para descrever estórias em seu idioma } Segunda característica { estas estórias tornam-se métodos Ruby } Terceira característica { que, por sua vez, permitem a utilização de frameworks como o Selenium WebDriver para automatizar testes. }

Ótimo, o próximo passo é dar mais informações sobre cada uma destas três características que você levantou, fazendo com que cada uma torne-se um parágrafo, vejamos a um exemplo com a primeira frase “Com Cucumber posso descrever o comportamento do software em seu idioma em forma de estórias”:

Com Cucumber posso descrever o comportamento do software em qualquer idioma em forma de estórias. Estas estórias utilizam uma DSL (Domain Specific Language) chamada Gherkin e que utiliza palavras chave utilizadas no início de cada linha da estória, são elas: Dado que, Quando, Então, E e Mas. Por exemplo: Dado que eu esteja logado quando informar o usuário “juliodelimas” e a senha “123” e clicar no botão “Entrar” então verei a mensagem “Seja bem vindo!”

Faça o mesmo com as outras duas frases de modo que, ao fim, tenhamos a introdução em um parágrafo e mais três parágrafos descrevendo as três características que você está abordando no seu post.

Para finalizar, resuma em um parágrafo o que você abordou em cada parágrafo do conteúdo do seu post, veja um exemplo:

Concluímos que é possível descrever os comportamentos de uma determinada aplicação escrevendo em qualquer idioma e que com conhecimento de programação Ruby e uma pitada de Selenium WebDriver podemos criar testes automatizados em uma estrutura extremamente organizada com relatório que podem ser compreendidos por usuários técnicos e de negócio!

Excelente, agora você já tem seu primeiro post!

Como próximos passo, recomendo que publique seu post aqui no Medium, compartilhe o link com seus amigos em suas redes sociais, fique atento a responder dúvidas que poderão surgir, compartilhe o link para seu post como resposta a este texto e, é claro, keep writing!

;)

--

--

Júlio de Lima

Principal QA Engineer @ Capco — MSc. Electrical and Computational Engineering with a focus on AI