Rails Girls Sorocaba 2018

A segunda edição do Rails Girls em Sorocaba aconteceu nos dias 15 e 16 de junho e foi mais um sucesso! Para quem não conhece, o Rails Girls é um evento que acontece em dois dias, com o objetivo de introduzir e inspirar mulheres à ingressarem ou continuarem na área de tecnologia.

Nós reunimos 40 mulheres, unimos nossas forças, algumas ensinando e outras aprendendo e, em quase 12 horas, fizemos muitos códigos e amizades. Os códigos serão refatorados, espero que todas as participantes possam olhar depois para eles e saberem o que podem melhorar. As amizades, essas podem ter certeza que farão muita diferença daqui para frente.

Sexta-feira

Credenciais prontinhas e sorrisos de boas vindas para todas as meninas que foram chegando ao Maloca, algumas com direito até à trenzinho pilotado pela Júlia Santos. E vamos lá para o nosso primeiro dia!

Começamos a noite apresentando o Rails Girls para as meninas e depois cada uma das presentes puderam se apresentar também, com direito até a comida predileta. Parece que a maioria das meninas gostam mesmo é de batata e pizza!

Abertura e apresentações

Inspirar é um dos nossos principais objetivos, então a primeira palestra foi com a Tatine Zinsly, desmistificando essa história de que TI é sobre formatar computadores, o tema foi “TI não é se formar para formatar” e as meninas poderam aprender sobre o quão abrangente a área de TI é e quais são algumas das possibilidades de carreira.

Tatiane palestrando sobre carreira em TI ❤

Depois dessa super palestra chegou uma das melhores partes, pizza time! Yes! Muita pizza e música para encher a barriga e se divertir.

Pizza time! ❤

Depois de encher a barriga, chegou a hora da nossa install fest! Todas as participantes fizeram a instalação do Ruby e do Rails em suas máquinas, deixando tudo prontinho para pôr a mão na massa no sábado!

E até amanhã!

Sábado

Dia de acordar cedinho! Todas as participantes chegando e se ajeitando e nós começamos a manhã de sábado com mais uma super palestra: “Pensando logicamente: uma introdução à lógica de programação” com a Juliana Negreiros, que ensinou sobre lógica de programação e pensamento lógico para as meninas. Além da palestra a Ju propôs uma atividade para as meninas: cada participante deveria escrever alguma “lógica sobre o seu dia a dia”. Tivemos muita criatividade, rolou até: “se eu for no Rails Girls então, vou me tornar programadora”.

Juliana palestrando sobre lógica de programação ❤
Meninas colando seus algorítimos na parede

Temos ainda muito conteúdo nesse sábado, então depois de aprender tanta coisa bacana nessa palestra chegou a hora de recuperar as energias com um coffee break bem gostoso.

Coffee time!

Hora de aprender sobre front-end e construir a primeira página web! A nossa mentora, Giulia Cardieri, compartilhou com as meninas seus conhecimentos sobre front-end com a palestra “o que posso fazer com HTML e CSS?” e todas puderam construir o primeiro HTML e ainda aprenderam aplicar aquele estilo bem legal com CSS. Nosso primeiro HTML a gente nunca esquece, não é mesmo?!

Giulia palestrando sobre Front-end ❤
Primeiro HTML ❤

E agora chegou a parte mais importante, ruby! A Amanda Pedroso, nossa super Rails Girl, começou falando sobre “O que é Ruby/Ruby On Rails?” e todas puderam aprender sobre o que é esse tal de Rails que nós falamos tanto desde o começo do evento! Aprenderam também sobre funções, declaração de variáveis e começaram a fazer os primeiros códigos em Ruby ❤

Amanda ensinando sobre Ruby e Rails ❤
Durante todo o workshop a Amanda e nossas mentoras estavam à disposição para ajudar as participantes

Mais uma vez precisamos recuperar as energias porque logo estava chegando o nosso workshop! Então fomos para o nosso almoço, que contou com uma salada de macarrão bem fresquinha e gostosa ❤

Chegou a hora de construir nossa primeira aplicação utilizando Ruby On Rails. No workshop, a Amanda Pedroso e as mentoras arrasaram ensinando e tirando todas as dúvidas das participantes e no final, todas construíram um blog, a primeira aplicação em Ruby On Rails!

Começando o workshop de Rails ❤

Para dar aquela descontraída e esticar o corpo durante o workshop, a Júlia Santos agitou todo mundo com uma ginástica laboral!

Todas se alongando com ajuda da Júlia Santos

E acabou? Não, tem mais! Chamamos todas as meninas para fazerem uma roda no chão e rolaram lightning talks! A primeira lightning talk foi da Júlia Santos falando sobre a experiência dela em um Hackathon sobre a tecnologia e saúde da mulher. A segunda talk foi da Juliana Negreiros contando sobre como foi sua primeira experiência de estágio como desenvolvedora. E para finalizar, falamos sobre o ambiente de trabalho para as mulheres. Discutimos sobre cada um desses assuntos e, assim como eu, acredito que todas aprendemos muito com as outras.

Roda com as participantes, mentoras e organizadoras

Com todos abraços e toda gratidão que pude sentir das meninas, realmente acredito que pudemos trazer algo de bom para a vida de todas que estavam lá, participantes, mentoras e organizadoras.

Parabéns à todas nós! Parabéns às participantes pela coragem de se aventurar por esse mundo de desenvolvimento, parabéns às mentoras pela atenção e cuidado com as meninas, parabéns às meninas da staff, Beatriz Delmont, Elet Silva, Juliana Negreiros e Júlia Santos, que correram atrás de muita coisa para que tudo desse certo! Parabéns às organizadoras, Amanda Vilela, Ana Gabriel e eu (Jullia Saad) que, desde janeiro, viemos planejando esses dois dias maravilhosos!

Nós agradecemos imensamente todas as empresas que nos apoiaram para que esse evento fosse possível. Através da ajuda de vocês podemos oferecer um evento incrível no qual muitas mulheres puderem se inspirar e aprender mais sobre programação. Sabemos que essa é uma ação pequena perto da desigualdade de gênero que enfrentamos na realidade do mercado de TI de desenvolvimento, mas nosso objetivo é poder mostrar que há espaço para mulheres na área de programação e mostrar como essa ferramenta pode ser valiosa para resolvermos problemas do nosso dia a dia e da nossa sociedade. Muito obrigada: Maloca, GFT, Fresh Salad, Tegra, Codeminer 42, Space Sorocaba, Facens, Wys, Make Web e Eu Compraria.

Patrocinadores 2018

Agradecemos a todos que de alguma maneira colaboraram para que esse evento pudesse acontecer e principalmente à todas as participantes que nos deram muitos feedbacks positivos e nos emocionaram agradecendo pela oportunidade. Isso é para todas nós! Espero que vocês tenham sentido a força que temos e que possam levar isso com vocês!

As fotos do evento estão disponíveis aqui.

Ano que vem tem mais!