A sexualização em iCarly, Victorious, Zoey 101 e outras séries de Dan Schneider

juluisi
3 min readOct 29, 2018

--

Quais foram as exposições de Ariana Grande e de outras ex-atrizes das séries infantis do autor

Ariana e Schneider. Créditos: Startraks Photo/REX.

O criador de sucessos da Nickelodeon, Dan Schneider, fez séries infantis como iCarly, Brilhante Victória, Zoey 101, Drake&Josh e entre outras. Porém, o que não falta são cenas sexuais e “piadas” nada sutis pro público infantil, principalmente quando se trata das atrizes — meninas menores de idade.

Em março de 2018, Dan se separou da Nickelodeon. O motivo real não foi completamente esclarecido pela emissora e as especulações do por quê envolvem os inúmeros casos de assédio. O próprio ator Robert Downey Jr. escreveu uma nota sobre o diretor, o chamando de monstro e manipulador.

Hoje com 52 anos, algumas das coisas que Schneider produziu inclui a sexualização das personagens, as colocando em poses, situações e “piadas” extremamente maliciosas — como no episódio 1 da temporada 4 de Victorious, em que Cat (Ariana Grande) diz que seu irmão “usou” um aspirador de pó e não pode devolver para o seu dono, deixando explícito o motivo.

As atrizes foram expostas à cenas claramente sexuais, embora sendo menores de idade e com o público infantil. Outro exemplo é um episódio de iCarly que eles usam a expressão “hob knocker”, que quer dizer quando um cara bate numa menina usando o seu pinto.

Cena sugestiva da série Brilhante Victória.

Dan também é acusado recorrentemente de usar os pés dos atores como fetiches, já que são partes do corpo que aparecem em destaque em inúmeros episódios das séries. Por vezes, eles aparecem de forma explicitamente mal intencionada e há muitas compilações no Youtube dedicada à essas cenas.

Cenas de iCarly e Brilhante Victória que realmente passaram na televisão.

Alguns dos boatos associados à Dan Schneider são: ele é o pai do filho da Jamie Lee Spears, já abusou da Amanda Bynes (e por isso que ela ficou problemática depois), da Erin Sanders (Quinn de Zoey 101) e de outras meninas dos elencos. Além de dar festas na piscina de sua casa e chamar as atrizes menores, sem o consentimento dos seus pais.

São muitos rumores e de muitos anos. Só após as tags #MeToo e #DanSchneiderIsOver subirem, no começo de 2018, o seu afastamento da Nick finalmente aconteceu.

Dan Schneider (com 38 anos) e Erin Sanders (com 13 anos) em 2004. Créditos na foto.

--

--

juluisi

Crítica de séries e filmes ☻ instagram: @juluisi