FONTES — Com Serifa e sem Serifa.

Junior Alves
3 min readMar 3, 2019

A escolha certa da tipografia pode fazer toda a diferença no seu trabalho, por isso a definição do uso de uma determinada letra é muito importante na construção de qualquer marca ou negócio. Além da questão estética, é preciso saber qual é a melhor fonte (letra) que atrai e mantem a leitura do seu público alvo, e a presença ou ausência da serifa pode influenciar nisso.

Diferença entre fonte com serifa e sem serifa

Por definição, a serifa no designer gráfico é o traço ou a barra que aparece nas extremidades de algumas letras. Algumas fontes que você deve conhecer que tem serifa são: Times New Roman, Georgia e a Courier New.

As fontes Serifadas são as mais adequadas para serem usadas nas caixas de textos “corrido” em trabalhos gráficos como por exemplo em livros, pois a serifa tem a função de auxiliar a leitura, proporcionando continuidade para o texto e tornando-o menos cansativo para os olhos.

É importante ter no texto fatores que ajudam o olho humano a reconhecer e perceber uma palavra como um bloco ótico, isso melhora a legibilidade do texto. E as serifas de uma maneira em geral facilita esse reconhecimento, tornando o texto mais legível e fluido para o leitor.

É comprovado e até aceito por senso comum, que fontes serifadas facilitam a leitura em textos impressos, isso porque a serifa torna as letras individuais mais distintas e fáceis de serem reconhecidas rapidamente pelo cérebro. No entanto a utilização de serifas na web ou em computadores já não é tão bom assim.

Pois enquanto que em trabalhos impressos tem uma resolução de 1.000 pontos por pelegada, nos monitores de computador geralmente se tem 100 pontos por polegadas, chegando no máximo a 300 pontos em monitores de retina da Apple. Essa diferença de pontos faz com que fontes serifadas fiquem ilegíveis nos computadores

Em geral as fontes não serifadas por terem uma forma simples, são melhores utilizadas quando a letra tem tamanhos menores. pois ela se da melhor na reprodução das palavras, frases e na relação de defeitos como manchas e borrões quando diminuídas. Ela é mais indicada na utilização de títulos, chamadas e em textos digitais como em websites.

Normalmente, fontes serifadas são usadas em materiais impressora, enquanto que as não serifadas são usadas em conteúdos digitais. Mas vale ressaltar que isso não é uma regra, pois muitos designers desenvolve várias técnicas procurando novos formas de utilizar a tipografia das letras em seus produtos. E por isso o bom senso deve sempre prevalecer. Em geral no meio digital use as serifa em texto de corpo e a sem serifa em textos pequenos.

--

--