Novidades Laravel 5.3

Laravel de longe cada dia mais torna-se o framework mais potente do mercado. Com uma comunidade imensa, funcionalidades esplendidas e grande suporte. Um verdadeiro framework feito de devs para devs.

A pouco tempo foi anunciado a versão do Laravel 5.2, que você pode conferir aqui

Agora esta no forno versão 5.3, que promete uma extensão das funcionalidades existentes. Uma das funcionalidades mais concretas que podemos ver é no retorno do Query Builder agora ser uma Collection entre outras novidades. Aqui irei listar algumas e exemplos de implementações no dia-a-dia.

Desfazer migração por step

Para quem esta familiarizado com migrations sabe a mão na roda que ela é, ainda mais para versionamento. Porém uma dificuldade era encontrada quanto ao rollback, que não era possível ser feito de modo single, ou seja, dar rollback em um step só. Com essa atualização será possível com este comando:

php artisan migrate:rollback --step=1

Queue retorna classe processada

Agora os work/listen da queue informa a class processada, bom para registro.

Facilidade de customização da paginação

Um médoto que gostei bastante foi o onFirstPage.

First Or Create

Este método funciona igual ao antigo, porém agora é possível passar valores adicionais para o fill na entidade já criada.

Múltiplos Diretórios de Migração

Nas versões do laravel anteriores quando trabalhado com migrations em packages era necessário sempre dar o publish das migrations, isso torna o processo pouco engessado. Eu por exemplo já tive problema com migrations já processadas mas não registradas. Esta funcionalidade o autor do package poderá registrar o diretório das migrations difetamente em seu pacote, sem a necessidade de ficar dando publish, que ao meu ver torna aplicação mais “limpa”. Porém é preciso tomar cuidado quando a questão de rollbacks. Se você processar uma migration de um package, removê-lo e depois dar o rollback, já sabe né?

$this->loadMigrationsFrom('path/to/migrations/folder')

Novos Métodos Blade

Foram implementados métodos para loop no sistema de blade. Onde ao utilizar os métodos first ou last retorna se o registro é o primeiro do laço ou último. Bom para implementações no front-end para first class e etc.

@if($loop->first)
Do something on the first iteration.
@endif

@if($loop->last)
Do something on the last iteration.
@endif

Laravel Echo

Essa é uma das maiores funcionalidades. Echo promete facilitar quem trabalha com Vue.js ou outros a comunicação com Socket nos events.

No laracast.com tem um vídeo que é possível ver sua implmentação.

Bom, por enquanto é só tudo isso. Para maiores novidades fique ligado por aqui ou no site da laravel news

O que achou das novidades? Da uma comentada!

Abraços

Fonte: https://laravel-news.com/2016/06/look-whats-coming-laravel-5-3/

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.