Organização: Hoje não…

Um grande potencial que eu sempre tive foi capacidade de-sor-ga-ni-za-ção. Costumo dizer hoje que nossa maior moeda é nosso tempo, que devemos gerenciar com cuidado. Sempre tive problemas com metas e consequentemente com resultados, já que sabemos que as duas coisas estão interligadas. Procurei me gerenciar com mais rispidez, mas confesso… que luta!

s.f.Ação de desorganizar; desordem; confusão.

Você sabia que desorganização vem to latim se-fudes-te? Te juro.

Hoje procuro me gerenciar mais contra pendências e resultados, mas confesso que não sou maior exemplo da terra. Confesso que me foco mais nos resultados, sempre fui defensor resistente de que o importante é resultado.

Mas você deve estar se pensando: Ta, e qual intuito deste post?

Calma, jovem.

Hoje busco gerenciar meu tempo mais profissionalmente, dividindo minhas pendências por importância e prazo, definindo metas e recompensas. Nos próximos passos vou definir alguns tópicos que acredito estarem ligados diretamente ou indiretamente com esta questão, vamos lá?

Organização

O que é organização? Qual seu intuito?

s.f.Ação ou efeito de organizar; ato ou resultado de se organizar. Formação estrutural daquilo que compõe um ser vivo ou do que constitui um sistema; arrumação. Propriedade ou característica daquilo que se apresenta de modo organizado: o evento foi destaque em sua organização.

Eu vejo organização como a capacidade de limitar-se mas ao mesmo tempo desafiar-se. É você reconhecer sua capacidade diante as entregas e conseguir análisar as pendências de forma panorâmica, seja ela aquele livro da faculdade para ler, aquele trabalho do cliente para entregar ou até levar o lixo para fora.

Responsabilidade

Responsabilidade é um fator essencial para uma boa organização. Já que todos os tópicos que vou listar aqui estão ligado diretamente com a capacidade de responsabilidade.

Responsabilidade é o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outras pessoas .

Ser resaponsável consigo mesmo é o fator principal. É se conhecer, desafiar-se e entregar resultados perante as pendências e assim gerando organização.

Para tudo na vida nos demanda responsabilidade. Lembre-se sempre disso.

Ferramentas

Eu confesso que no dia-a-dia é complicado gerenciar todas as pêndencias de cabeça. Você esquece de responder aquele email, esquece de entregar aquele resultado para pendência que esta na gaveta desde de semana passada.

Me desculpe por não responder seu email a tempo.

Uma ferramenta que utilizo com frequência é o Trello. Nele consigo montar minha grade de pêndencia, nivelar ela e ordenar por urgência. Fazer um to-do-list.

Vícios

Mas confesso, que todos temos aqueles vícios!

Aquela diversão no sabádo, aquela soneca na tarde de domingo depois do almoço, não é? Não que isso seja ruim, mas é necessário análisar o quão grande isto esta se tornando, e se esta se tornando um hábito.

“Por inércia, um corpo em repouso tende a continuar em repouso”

Nosso corpo pede por essas coisas, tudo se é permitido, mas de forma que seja possível gerenciar. Agora, que tal usar esta questão para uma recompensa? Não entendeu? Leia a baixo.

Recompensas

Todos sabemos que possuimos um córtex cerebral que divide as informações entre nosso consciente e inconsiente. Cada lado é responsável por um ponto vital de nosso dia-a-dia.

Agora, o lado oculto da mente não é apenas um assunto de psicanalistas; ele também virou uma das áreas mais interessantes da neurociência moderna. Essa transformação aconteceu porque as técnicas de mapeamento cerebral finalmente estão permitindo que os cientistas comecem a desbravar o inconsciente — um mundo inexplorado e muito maior que a consciência.

Algo comprovado é o prazer que o cérebro recebe por algo gostoso de se fazer. Para conseguir entregar maiores valores perante as metas, barganhe com seu cérebro.

Se eu terminar este trabalho até as 15:00 vou tirar duas horinhas de soneca.

Pode parecer brincadeira de criança, porém, funciona. É comprovado. Ao oferecer recompensa para seu inconsiente ele irá ajudar o seu conciente a finalizar a tarefa imposta, afinal, ele é aquela criança mimada que só quer o doce.

Chegará um momento que você irá impor ao seu inconciente a necessidade de entrega de resultados e ele irá responder de prontidão, ai as coisas começaram a ser mais fáceis.

Qualidades

Um passo importante para entregar resultado é reconhecer suas qualidade e potencializá-las

Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Do latim qualitate.

Entregar resultados é a palavra chave, agora, aquela pendência que parece não tão urgente, será que podemos potencializar o resultado com nossas qualidade?

Eu sou bom em ler.

O professor te passou aquele livro chato para leitura, você sabe que poderá ler até o final do mês. Mas se você possui uma qualidade de leitura, porque aguardar para ler na ultima semana? Potencialize sua qualidade, entregue o resultado mais rápido.

Hoje não!

A procastinação é o maior problema quanto a questão de organização. Sempre nos pegamos pensando na frase: Hoje não, posso fazer amanhã.

Cuidado! Olhar diretamente para uma pendência, sem olhar na visão panorâmica das pêndencias poderá te colocar em problemas. Sempre olhamos diretamente para aquele pequeno problema que necessita de resultado e pensamos que podemos fazer para amanhã, mas:

Amanhã você tem outras pendências!

Hoje sim!

Quando se pegar nessa questão do hoje não, repita, hoje sim. Se você esta de frente com uma meta e chegou a hora dela, faça.

Overflow

Mas e quando a demanda é maior que a capacidade de entrega?

Gerencie suas demandas. Categorize-as por niveis de urgência, por tempo que levá até o resultado e cruze as informações. Parece papo de análista, mas é sério.

Não seja escravo da urgência.

Um grande problema, ao meu ver, é ser escravo da pendência urgente. Claro que sempre irá aparecer aquela pendência que necessita de atenção urgente, porém, cuidado!

Sempre tenha visão panorâmica das suas pendências.

Após analisar o quão itens você tem na lista aguardando resultado, talvez aquela urgência não seja tão urgente. Se você não entregar valor poderá cair no limbo da urgência.

Agenda

Se você quer melhorar sua organização ou começar a se organizar: Escreva TUDO!

Você não poderá garantir que amanhã irá lembrar da reunião de semana passada e o que foi discutido, quais pendências foram impostas, não é? Busque ter uma agenda onde você poderá fazer suas anotações.

Resultados

Um objetivo só é bem feito quando ele é bem definido. Se você está estudando não adianta dizer que é para “passar em concurso” ou “para se formar” ou “aprender um idioma“. Você tem que ser específico com o que deseja, só assim conseguirá visualizar o que pretende.

Faça metas claras e objetivas. Focalize o resultado e trace metas pequenas até ele.

Se sua pendência for gigante, trace metas pequenas, vá concluindo elas ao decorrer do dia, você verá que no final da semana terá entregue o resultado.

Considerações

Eu não sou maior exemplo para organização, mas ao decorrer dos últimos anos estou me policiando para ser mais profissional e organizado. Postar artigos em meu blog é uma meta, quem viu minha primeira postagem aqui?

Quem sabe aqui não crio o hábito de postar com mais frequência?

Hábitos.

Tudo que você se imponha a mudar irá gerar hábitos, e estes hábitos que irão definir o quão responsável você é.

Comece pequeno, mas comece. Escreva em um lugar a pendência de hoje, seja aquele livro para ler ou aquele email para responder. Trace as metas, se for um resultado grande que esta aguardando, trace metas pequenas e vá respondendo elas.

Envie um email para sua própria caixa de entrada te cobrando por isso ou use o próprio Trello para isso. Você verá que com o tempo as 24 horas deixaram de ser poucas.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.