Sete dicas implacáveis para você parar de fumar

Imagem retirada do Google

O início vem como brincadeira. Um cigarro aqui, outro ali após o jantar e, quando percebe, você já perdeu o controle. A vontade de parar, por outro lado, é muito séria e exige esforço além de vontade firme para resistir à ansiedade que bate em alguns momentos do dia.

A nicotina cria dependência química e também dependência psicológica, já que se torna uma válvula de escape para a ansiedade. Segurar o cigarro entre os dedos, levá-lo à boca e até combiná-lo com uma xícara de café se tornam parte do dia a dia, abandonar esses trejeitos pode ser bem difícil. Como Hipnoterapeuta posso sugerir sete truques para enganar a vontade de fumar na fase em que ainda é difícil abandonar as tragadas.

Evite locais com muitos fumantes

Da mesma forma que uma pessoa em dieta deve evitar um restaurante com pratos principais muito calóricos, quem deseja largar o cigarro precisa se afastar de lugares com muitos fumantes. Ficar próximo à tentação nos primeiros dias sem cigarro pode ser muito difícil. Sugiro então evitar consumir bebidas alcoólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar. Com o tempo fica mais fácil conviver com outros fumantes.

Quebre a rotina

Para grande parte dos tabagistas, fumar é parte de uma rotina. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Outros, infalivelmente, depois do almoço. Por isso, para enganar a vontade de fumar, é fundamental quebrar esses hábitos. Mude o local da refeição, varie os pratos e as horas das suas atividades.

Concentre-se em outra atividade

Nos primeiros dias longe do cigarro, o ex-fumante tem picos de vontade extremamente perigosos, mas que duram apenas alguns minutos. Nesses momentos, a melhor saída é se distrair com alguma atividade que exija concentração e que, de preferência, mantenha boca e mãos ocupadas. Quando sentir que está passando por um desses picos, levante e vá escovar os dentes, beba um copo de água ou mastigue alguma coisa. Só não coma alimentos muito calóricos para não engordar e, mais tarde, alegar que o ganho de peso é resultado do abandono do cigarro.

Busque apoio da família e de amigos

Tentar envolver amigos e familiares na luta contra o tabagismo pode tornar a tarefa de abandonar o cigarro muito mais fácil. Com mais aliados nessa luta, todos ficam mais motivados e não há a tentação de conviver tão de perto com alguém que fuma e não tem objetivo de parar.

Leia também:
Conheça: Gravidas aderem a hipnose para evitar dores no parto

Porque as pessoas fumam?

Entenda melhor a origem de Fobias e Medos

Não desenvolva outro vício

O cigarro funciona como uma válvula de escape da ansiedade para a maioria dos fumantes. Por isso, parar de fumar é resolver apenas parte do problema. A Ansiedade ainda precisa ser extravasada de alguma maneira e o perigo é o ex-fumante investir em hábitos pouco saudáveis para isso, como consumir alimentos altamente calóricos. O apoio de uma nutricionista pode ajudar a vencer esse obstáculo, tornando o combate ao vício menos penoso.

Tenha autocontrole

Afinal, você está realmente disposto a parar de fumar? O ponto mais importante nessa luta é ter força de vontade. Não é uma tarefa fácil, mas ela é possível. Suporte profissional e dedicação absoluta são essenciais para você alcançar sua meta. Tendo em mente as incontáveis vantagens de acabar com o vício e a motivação que fez você dar o primeiro passo, é bem provável ser bem sucedido.

Sempre tente mais uma vez

Recaídas significam apenas que a tentativa seguinte será menos penosa. Estar familiarizado com as principais sensações da abstinência deixa o ex-fumante mais tranquilo e bem preparado. Além disso, o cigarro pode ser abandonado a qualquer momento. Não importa se você tem 20 ou 80 anos, pode começar uma vida sem cigarro quando quiser.

Considerações Finais

Se você fizer todos esses passos, garanto que com essas 7 dicas você vai parar de fumar, mas se você já tentou e teve recaídas então deveria procurar um profissional que te ajude a parar. Sou Hipnoterapeuta e já ajudei diversas pessoas a pararem de fumar. Você quer ser um ex-fumante? Então marque suas sessões e veja sua vida se transformar com a hipnoterapia. O melhor de tudo é que a terapia é tão personalizada que o atendimento é feito à domicilio, sendo feito uma real pesquisa do terapeuta para adaptar a terapia completamente para você. Experimente a hipnose e veja como sua vida pode mudar em pouco tempo.

Junior Batista — Hipnoterapeuta [Atendimento Presencial e Online]
Whatsapp: (85) 9 8820 9071
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.