POLÍTICA

#‎Eleições2016‬

Política, do grego “politiká”, derivado de polis, significa, de maneira muito abrangente, tudo aquilo que é público. Apesar de que, no Brasil de hoje, entender política desta maneira é meio incoerente.

Mas, para quem, assim como eu, não desiste de “ser um animal político”, trabalhar em prol da mudança deste cenário se tornou causa. Por isso, acomanho muito de perto tudo o que está acontecendo nesses meses que antecedem as #Eleições2016. 
Aqui e acolá, dentro e fora de BH, tudo me interessa. Tudo importa!

Confesso que estou particularmente feliz com a quantidade de novos candidatos — inquietos e angustiados — com propostas inclusivas, inovadoras, coerentes e disruptivas, que decidiram enfrentar e desafiar este modelo que impera nas nossas câmaras e prefeituras com uma única finalidade: governar em prol e com foco nos interesses das minorias e, apropriando-me do conceito de Muniz Sodré, minoria, aqui, não está relacionada à quantidade, mas sim a uma voz qualitativa que permite que um determinado segmento social tenha voz ativa e capacidade para intervir nas instâncias decisórias do poder.

Diante disso, mulheres, negros, ambientalistas, o movimento LGBT, os povos indígenas, os hackers, os ativistas, muitos empreendedores, e todos aqueles que dedicam a sua vida em prol de causas humanitárias, geralmente, são qualificados como “minorias”.

E é sobre esses candidatos que não são poucos e que me inspiram — independente de serem candidatos — que eu vou falar muito entre hoje e o término das eleições municipais de 2016, aqui neste espaço que, até segunda ordem é somente meu.

E como não começar com a Áurea Carolina, candidata a vereadora por Belo Horizonte, mulher, negra, feminista, cientista política, educadora, linda e com uma desafio gigante e incansável: lutar em prol da juventude negra e periférica de BH.

Conheçam a moça!

https://www.youtube.com/watch?v=EfzosUxPhtU

Like what you read? Give Juliana Ribeiro a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.