5 benefícios que somente um estágio na área jurídica pode te proporcionar

Uma das grandes preocupações de um recém-formado em Direito é encontrar um estágio para começar o exercício de sua profissão. O estágio é o tempo necessário para que o formando comece sua atuação e conheça os meandros da função de advogado, adequando-se para todos os requisitos exigidos seja pela legislação, seja pelos fóruns e pelas repartições públicas.

O estágio profissional de advocacia, que deve ser realizado nos últimos anos do curso de Direito, tanto pode ser feito através das instituições de ensino, pelos Conselhos da OAB ou por órgãos jurídicos e escritórios de advocacia credenciados pela OAB.

A OAB concede a carteira de estágio a um grupo de universitários de Direito. Essa carteira é a porta de entrada dos estudantes para a Organização que congrega os advogados do Brasil e lhes dá a possibilidade de começar a praticar a profissão, sempre com a orientação de um advogado responsável, participando ativamente dos processos.

O estágio na área jurídica é a fase em que o recém-formado ou estudante começa a exercer suas funções como profissional de Direito, tendo condições de atuar junto aos órgãos e se inteirar das atividades “in loco” de sua profissão.

Com a prática do estágio, o novo advogado, durante esse período, consegue alguns benefícios exclusivos de um advogado com plena capacitação, de acordo com o regulamento sobre estagiários da OAB:

• Sob responsabilidade do advogado, o estagiário pode, isoladamente, retirar e devolver autos em cartório, assinando a respectiva carga;
• Obter, junto a escrivães e chefes de secretarias, certidões de peças ou autos de processos em curso ou findos;
• Assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos;
• Exercer atos judiciais, comparecendo isoladamente, quando receber autorização ou substabelecimento do advogado;
• Acrescentar conhecimento e experiência para o futuro exercício de sua profissão, entendendo o funcionamento dos órgãos jurídicos em que irá atuar quando advogado.

O estágio na área jurídica é essencial para que o aluno de Direito conheça na prática as atividades de sua profissão, gerando conhecimento e participação em todas as atividades e dando a possibilidade de escolher sua área de atuação.

Se você está procurando uma vaga de emprego ou um estágio na área jurídico, acesse Jurídico Vagas.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Jurídico Vagas’s story.