Acabei de entrar no curso de Direito. Em qual área consigo trabalhar?

Para a maior parte de estudantes de Direito, ao entrar na faculdade, existe sempre a dúvida sobre a área em que deverá trabalhar quando formado. Para encontrar o próprio caminho não basta apenas estudar Direito, encontrar um estágio e seguir em frente na especialização do advogado responsável. É preciso a própria escolha!

Assim, é necessário que o estudante de Direito siga alguns preceitos básicos:

Aprender a profissão de advogado prática

Durante o estágio, atuar um pouco em cada área que julgar interessante para conhecê-la. Os melhores profissionais sempre são aqueles que gostam do que fazem, o que mostra que, quando há compatibilidade entre a área de atuação e o gosto pessoal do advogado, tudo o que acontecer terá resultados positivos.

Acompanhar advogados já experientes

Um método prático para escolher uma área de atuação é acompanhar advogados mais experientes, participando de audiências e acompanhando de perto processos judiciais, discutindo os casos e se familiarizando com o trabalho de cada área. Muitas vezes, a área em que o aluno está pensando não tem nada a ver com aquilo que ele realmente gosta.

Conhecer seus próprios objetivos na advocacia

A conciliação entre os objetivos que o aluno tem para sua vida e sua área de atuação no Direito é essencial para se tornar um advogado de respeito. Nada adianta buscar uma área que possa dar mais dinheiro e não ser um bom advogado por não ter escolhido a área que lhe satisfaça profissional e pessoalmente.

Encontrar uma área jurídica e se especializar nela

O advogado deve ser sempre muito objetivo. Se está já imbuído de sua futura área de atuação, deve especializar-se nela. Especializar-se em uma área em que não irá atuar é perder tempo e dinheiro, afinal, a especialização é um grande investimento, que só deve ser feito a partir da escolha definitiva.

Enquanto estiver cursando a faculdade, o ideal para o estudante é conhecer todas as áreas, vivenciar processos, verificar o que realmente gosta de fazer. Naturalmente as coisas irão acontecendo e, como em toda e qualquer profissão, o estudante de Direito saberá, intuitivamente, aquilo que mais se aplica às suas potencialidades.

Se você está buscando uma vaga na área jurídica, acesse Jurídico Vagas.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.