Encontro de gerações: como lidar com pessoas mais velhas ou mais novas que você no trabalho

Atualmente encontramos no mercado de trabalho até mesmo três gerações convivendo num mesmo ambiente. E essa situação pode, em algumas oportunidades, geral conflitos entre os profissionais, já que há uma grande diferença na forma de ver as coisas.

Um profissional da chamada geração X é geralmente o tipo de pessoa que trabalha para ganhar dinheiro, para ter uma reserva em tempos de crise e que se mostra muito apegado a títulos e cargos, algumas vezes apresentando resistência à tecnologia, além de não ter tanto entusiasmo para buscar inovações e viver conectado. São profissionais mais antigos, diferentes da geração Y.

A geração Y, por seu turno, é mais formada por profissionais impulsivos e determinados, que querem subir rapidamente na carreira, que não abre mão de novos desafios, vivendo constantemente conectados e buscando meios de manter-se atualizados frente ao que a tecnologia apresenta.

Em menor quantidade, também podemos encontrar a geração denominada Baby Boomers, profissionais mais antigos, que buscaram construir uma carreira sólida, sendo bastante fiéis à empresa, preocupados com a segurança e com sua própria manutenção por mais tempo em uma empresa.

A empresa não pode prescindir dos três tipos de profissionais, devendo administrar cada uma delas à sua maneira, uma vez que todos os valores somados é que irão trazer bons resultados.

As gerações são diferenciadas principalmente pelas características de comportamento, com os jovens tendo posturas diferentes frente aos desafios, enquanto que os mais velhos possuem um senso crítico mais elevado, considerando todas as possibilidades antes de uma tomada de decisão.

Para a empresa, é útil o encontro de gerações

A empresa deve considerar que é importante ter novos profissionais, que vejam no desafio a oportunidade de crescimento, mas também precisa se preocupar com a manutenção de pessoas mais velhas e experientes.

O encontro de gerações no ambiente de trabalho é que vai trazer os melhores resultados. Enquanto os mais velhos oferecem a experiência, os mais jovens estão mais preparados para o que a sociedade globalizada apresenta. O encontro de gerações, portanto, deve ser visto como uma situação saudável para a empresa, podendo ser útil para todas as gerações.

Está procurando emprego na área jurídica? Acesse Jurídico Vagas.