O que aconteceu com a geração Y no mercado de trabalho da área jurídica

A geração Y, ou geração do milênio, é formada pelos nascidos após a década de 1980 e meados da década de 1990, encontrando-se hoje perfeitamente integrada ao mercado de trabalho.

É uma geração que teve seu desenvolvimento junto com os grandes avanços na tecnologia, num ambiente muito mais organizado, com sistemas de interação social e de mídias, as mais diversas que foram integradas ao mundo profissional.

Na área jurídica, a geração Y está lutando contra a instabilidade no ensino e contra a forte concorrência exercida através da tecnologia, ou seja, o mundo está muito mais integrado, o que exige uma visão e atuação sem o formalismo anterior à internet e sem qualquer medo de arriscar em novas atividades.

Tanto é assim que, atualmente, o mercado jurídico está buscando exercer atividades onde antes não havia a presença de advogados. Os novos advogados, integrantes da geração Y, estão integrando o mundo dos negócios não somente na área jurídica, mas também como executivos, com parte de equipes multidisciplinares, atuando não só em processos judiciais, mas também na tomada de decisões de novos negócios.

A criação de equipes multidisciplinares em grandes corporações reúne ideias e capacidades diferentes, como economistas, administradores, gestores de recursos humanos e advogados que, criando essa parceria, atuam como consultores e auxiliam na toma de decisões empresariais, não focando somente a área jurídica, mas integrando os seus conhecimentos a outros profissionais.

Essa nova postura faz com que também os escritórios de advocacia atuem de maneira diferente, não apenas atendendo os clientes em processos judiciais, mas agindo como um aliado dos clientes, orientando e informando, buscando meios de fazer os clientes crescerem, já que isso é que o vai trazer o seu próprio crescimento.

A geração Y quebrou paradigmas, rompendo a estrutura formal e tradicional do segmento jurídico, criando novas situações, como trabalhando em horários mais flexíveis, desenvolvendo novos métodos de trabalho, inclusive em home office, o que lhe oferece maior mobilidade, além de atuar também como autônomos, na área de correspondência jurídica, criando um caminho todo próprio para os novos tempos.

Está procurando emprego na área jurídica? Acesse Jurídico Vagas.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Jurídico Vagas’s story.