
Piercing e tatuagens atrapalham a carreira na área jurídica?
Piercing e tatuagens ainda são um grande tabu na sociedade, principalmente em algumas áreas. A carreira jurídica é uma delas, em virtude de seu caráter tradicionalista, muito mais conservador do que outras profissões.
O uso de piercing e tatuagens sempre vem à baila e muitos consideram que sua existência pode ser um empecilho para exercer a profissão de advogado ou de um cargo público na área jurídica.
O advogado é um profissional que tem uma função pública, mesmo não sendo um funcionário público, e essa condição sugere que ele esteja dentro das normas da moral e dos bons costumes vigentes. Para o advogado, a sua imagem é o seu cartão de visitas e muita gente olha com desconfiança uma tatuagem ou um piercing num profissão da área jurídica.
Basta ver que, para a maior parte dos clientes, embora de forma inconsciente, saber se alguém é advogado em ocasiões não tão formais, cria uma reação natural. Se o advogado está de bermuda, por exemplo, e se apresentar como tal, a resposta certamente será: “Advogado? Não parece!”. E isso simplesmente por não estar vestido de terno e gravata.
Piercing e tatuagens visíveis atrapalham, sim!
Como vemos, a existência de piercing e tatuagens atrapalha a carreira de um advogado, principalmente se estiverem em locais de maior visibilidade e, mais ainda, se o cliente for uma pessoa da ala conservadora, ou se tiver uma idade mais avançada.
Entendemos que uma tatuagem ou um piercing não vai influenciar no caráter do advogado, muito menos na sua competência e no seu profissionalismo. Contudo, o advogado está lidando com pessoas e, para ser representante delas, deve se apresentar como elas gostariam que fosse.
Desta forma, para não haver prejuízo na carreira e no contato com os clientes, se o advogado tiver uma tatuagem ou um piercing é mais conveniente que não seja visível. É necessário que o advogado tenha cautela, lembrando que os preconceitos existem e, mais ainda, quando se trata de um advogado jovem, em início de carreira.
Está procurando emprego na área jurídica? Acesse Jurídico Vagas.