Por que é importante definir um foco de atuação na carreira jurídica?

Definir um foco de atuação na carreira jurídica pode ser uma tarefa difícil, mas é essencial se o advogado quer se firmar em sua profissão. Um advogado, pelas próprias dificuldades da legislação, não conseguirá vencer o desafio de atuar em três ou mais áreas diferentes do Direito, tornando-se apenas mais um profissional disponível na área jurídica, sem conseguir sua própria estabilidade. O foco na área jurídica será, ao longo do tempo, a identidade do advogado.

A partir de sua formação, não tendo definido o seu foco de atuação, o novo advogado deverá estudar os nichos da área jurídica em que melhor se adapta, ou aqueles de que mais gosta, fazendo de dois ou três deles o alvo de seus estudos e esforços para a construção de sua futura carreira.

Como selecionar o foco de atuação na área jurídica?

Sobre as duas ou três áreas escolhidas, o novo advogado deverá conhecer as estratégias utilizadas pelos mais experientes para prosseguir com a formação de sua imagem.

Racionalmente, a área que será o foco de atuação de sua carreira, não deve levar em conta apenas o seu gosto pelo assunto, devendo também conhecer o tamanho do mercado, a demanda exigida por ele, a rentabilidade do setor, a quantidade de concorrentes e as oportunidades que poderá encontrar para manter em constante evolução o seu network.

Citando apenas como exemplo e não como indução ao novo advogado, uma das previsões é que a demanda na área trabalhista poderá ter bom incremento nos próximos anos, em virtude da situação econômica pela qual passa o país. Mas, ao analisar a área, podemos também ressaltar o fato de que cerca de 40% dos advogados atuam nessa área e é preciso saber se o meio trabalhista interessa como carreira pelos próximos 40 ou 50 anos.

Áreas do Direito como a tributária e a cível contratual, continuando na linha de exemplos, podem se tornar boas opções de longo prazo. Estamos numa época em que a globalização tomou conta do comércio internacional e essa situação só tende a se desenvolver com o tempo, não havendo retorno previsto para as próximas décadas, e sim incremento.

Da mesma forma como estamos expondo, o jovem advogado deve buscar sua solução. Ao tempo em que analisa a atual condição de cada mercado, deve trabalhar também com a projeção desse mercado, as possibilidades que ele poderá oferecer, as garantias que poderá ter ao escolher como foco de atuação esta ou aquela área do Direito.

Como trabalhar na área foco de atuação no Direito?

Definida a área e escolhido o caminho que seguirá em sua carreira, o jovem advogado deve encontrar, a seguir, os meios que irá utilizar para dar sequência a uma carreira de sucesso.

Poderá escolher uma empresa e trabalhar exclusivamente para ela. Mas, isso é bom para a carreira? Ou poderá prestar um concurso e entrar no serviço público, mas isso será frutífero para o seu futuro, sentindo-se realizado como advogado?

Entendemos que a escolha é difícil, que é necessário usar muito mais a razão do que o lado emocional. É uma escolha que precisa ser feita para a própria definição de si próprio, como integrante de uma profissão que demanda, cada vez mais, melhores e experientes profissionais, não podendo ser relegada a segundo plano.

Se ainda não escolheu o seu foco de atuação, a alternativa é estudar diariamente, pesquisar sobre todas as áreas, conhecer as tendências do mercado e buscar a área de atuação em que irá trabalhar pensando em realizar sempre o melhor trabalho para os seus clientes.

Está procurando um emprego na área jurídica escolhida por você? Acesse Jurídico Vagas.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.