Recém-formado: o que esperar do mercado de trabalho da área jurídica

Quando o aluno sai da faculdade logo faz planos para que sua carreira deslanche, mas há muitos que não sabem que rumo tomar e muito menos que área seguir no ramo jurídico. Uma boa forma de o recém-formado tomar boas decisões é sempre estar a par de tudo o que acontece no mercado de trabalho, quais são os locais que mais necessitam de profissionais e como se encaixar em uma boa vaga.

Não basta apenas ter uma formação de qualidade, é preciso ir além e continuar estudando, se aperfeiçoando através dos cursos de pós-graduação, seja uma especialização ou mestrado e doutorado. O importante é não parar de se atualizar e manter sempre esse ritmo de estudos e aperfeiçoamento profissional.

A importância do estágio durante a graduação de Direito

Fazer estágio durante a graduação é a melhor forma de ficar por dentro de tudo o que acontece na carreira jurídica, muitas vezes os alunos não querem fazer estágio por receber bolsa auxílio de valor irrisório, mas a experiência adquirida durante esse período é fundamental para que ele saia da faculdade com uma carga de experiência e se destaque dos demais concorrentes.

Além da experiência adquirida ele se tornará conhecido entre os profissionais da área o que é fundamental para que um recém-formado tenha chances de colocação na carreira. Estar sempre envolvido com as atividades do seu local de trabalho, seja um escritório, fórum ou afins, é a melhor maneira de se tornar conhecido e reconhecido pelo trabalho que exerce na área jurídica.

Qual área seguir na carreira jurídica?

A carreira jurídica é ampla e o bacharel em direito possui um leque de oportunidades, logo que se forma há uma lista de especializações e opções a seguir, desde as áreas que mais o atrai até as que estão em alta no mercado de trabalho. As áreas do jurídico que estão sempre com vagas e de portas abertas para profissionais qualificados são:

• Trabalhista e Previdência Social
• Tributário
• Direito do Consumidor
• Penal Empresarial
• Direito Administrativo

Vale lembrar que todos os cargos nas áreas administrativas, recursos humanos, gestão de pessoas e tudo o que envolve direito trabalhista está e cada vez mais estará à espera de bons advogados, uma vez que a crise econômica clama por boa administração e medidas legais para que a empresa não seja prejudicada e nem o seu funcionário.

Áreas jurídicas pouco conhecidas também estão em busca de profissionais qualificados

Direito Ambiental: atua em vários lugares, mas principalmente em indústrias com o objetivo de defender o direito do seu cliente no que diz respeito à legislação ambiental;

Direito da Tecnologia da Informação: conhecido também como Direito Digital ou Direito da Informática. Devido aos crimes digitais que estamos presenciando nos últimos tempos, essa área carece de profissionais qualificados e que estejam sempre bem informados e atualizados;

Direito Imobiliário: o profissional desta área irá trabalhar diretamente com compra, venda, locação de imóveis, além de questões de condomínio e usucapião.

Direito da Propriedade Intelectual: essa área complementa o Direito da Tecnologia da Informação, principalmente quando está ligado a direitos autorais, etc.

É válido ressaltar que todo recém-formado realiza as atividades sob supervisão de um profissional experiente da área, que o aconselha para que ele tenha mais propriedade nas suas tarefas.

Outro fator importante e que vale a pena ressaltar são os três pontos que todo advogado deve saber: Informática, Marketing jurídico e Conhecimentos em gestão. Estes itens são imprescindíveis para que todo recém-formado se mantenha na carreira jurídica e se destaque no mercado de trabalho, portanto, vale a pena continuar se aperfeiçoando e mantendo sempre sua carreira bem atualizada.

Está procurando por uma vaga de emprego na área jurídica? Acesse Jurídico Vagas.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.