
Recém-formado: o que esperar do mercado de trabalho da área jurídica
Quando o aluno sai da faculdade logo faz planos para que sua carreira deslanche, mas há muitos que não sabem que rumo tomar e muito menos que área seguir no ramo jurídico. Uma boa forma de o recém-formado tomar boas decisões é sempre estar a par de tudo o que acontece no mercado de trabalho, quais são os locais que mais necessitam de profissionais e como se encaixar em uma boa vaga.
Não basta apenas ter uma formação de qualidade, é preciso ir além e continuar estudando, se aperfeiçoando através dos cursos de pós-graduação, seja uma especialização ou mestrado e doutorado. O importante é não parar de se atualizar e manter sempre esse ritmo de estudos e aperfeiçoamento profissional.
A importância do estágio durante a graduação de Direito
Fazer estágio durante a graduação é a melhor forma de ficar por dentro de tudo o que acontece na carreira jurídica, muitas vezes os alunos não querem fazer estágio por receber bolsa auxílio de valor irrisório, mas a experiência adquirida durante esse período é fundamental para que ele saia da faculdade com uma carga de experiência e se destaque dos demais concorrentes.
Além da experiência adquirida ele se tornará conhecido entre os profissionais da área o que é fundamental para que um recém-formado tenha chances de colocação na carreira. Estar sempre envolvido com as atividades do seu local de trabalho, seja um escritório, fórum ou afins, é a melhor maneira de se tornar conhecido e reconhecido pelo trabalho que exerce na área jurídica.
Qual área seguir na carreira jurídica?
A carreira jurídica é ampla e o bacharel em direito possui um leque de oportunidades, logo que se forma há uma lista de especializações e opções a seguir, desde as áreas que mais o atrai até as que estão em alta no mercado de trabalho. As áreas do jurídico que estão sempre com vagas e de portas abertas para profissionais qualificados são:
• Trabalhista e Previdência Social
• Tributário
• Direito do Consumidor
• Penal Empresarial
• Direito Administrativo
Vale lembrar que todos os cargos nas áreas administrativas, recursos humanos, gestão de pessoas e tudo o que envolve direito trabalhista está e cada vez mais estará à espera de bons advogados, uma vez que a crise econômica clama por boa administração e medidas legais para que a empresa não seja prejudicada e nem o seu funcionário.
Áreas jurídicas pouco conhecidas também estão em busca de profissionais qualificados
• Direito Ambiental: atua em vários lugares, mas principalmente em indústrias com o objetivo de defender o direito do seu cliente no que diz respeito à legislação ambiental;
• Direito da Tecnologia da Informação: conhecido também como Direito Digital ou Direito da Informática. Devido aos crimes digitais que estamos presenciando nos últimos tempos, essa área carece de profissionais qualificados e que estejam sempre bem informados e atualizados;
• Direito Imobiliário: o profissional desta área irá trabalhar diretamente com compra, venda, locação de imóveis, além de questões de condomínio e usucapião.
• Direito da Propriedade Intelectual: essa área complementa o Direito da Tecnologia da Informação, principalmente quando está ligado a direitos autorais, etc.
É válido ressaltar que todo recém-formado realiza as atividades sob supervisão de um profissional experiente da área, que o aconselha para que ele tenha mais propriedade nas suas tarefas.
Outro fator importante e que vale a pena ressaltar são os três pontos que todo advogado deve saber: Informática, Marketing jurídico e Conhecimentos em gestão. Estes itens são imprescindíveis para que todo recém-formado se mantenha na carreira jurídica e se destaque no mercado de trabalho, portanto, vale a pena continuar se aperfeiçoando e mantendo sempre sua carreira bem atualizada.
Está procurando por uma vaga de emprego na área jurídica? Acesse Jurídico Vagas.