Trabalhar por muito tempo na mesma empresa: prós e contras

Manter-se por muitos anos numa mesma empresa pode trazer estabilidade e segurança, características básicas que muitos profissionais esperam em suas carreiras. No entanto, essa situação só traz vantagens se o empregado está sempre se aprimorando, sempre buscando novidades, sempre em busca de novas funções e gostando daquilo que faz.

Quando o empregado permanece anos fazendo o mesmo tipo de atividade, sem buscar aprimoramento e mostrando-se acomodado, além de ter problemas no futuro, se precisar buscar novo emprego, também não será bem visto na própria empresa, tornando-se apenas um número e não um profissional de confiança.

Quanto tempo ficar na mesma empresa?

Não existe um limite de tempo para que um profissional permaneça na mesma empresa. A situação pode variar de caso para caso. Quando um profissional consegue assumir novas responsabilidades e desafios dentro da mesma empresa, pode até se aposentar sem mudar de emprego.

O profissional deve sempre buscar aprender o que se inova dentro de sua profissão, mantendo-se sempre ativo e diligente com relação a tudo o que está relacionado com a empresa e com sua atividade. Quando toma essa atitude, está mostrando que não se preocupa com a chamada zona de conforto, que é um profissional inovador e atuante e que não teme desafios.

Não é o mesmo caso quando a empresa não oferece possibilidades de crescimento. Passou-se o tempo em que um empregado era valorizado pela sua estabilidade, pela sua disciplina e por mostrar-se um funcionário padrão em sua atividade.

Hoje não existe mais a preocupação em manter-se em empresas só atrás da estabilidade. Os profissionais de nossos tempos procuram novas experiências, são mais ambiciosos e querem crescer profissionalmente. Assim, quando uma empresa não oferece qualquer condição de crescimento, é necessário, sim, para quem quer se desenvolver, buscar novas empresas e novos rumos para sua vida profissional.

A experiência acumulada é sempre bem vista pelo mercado de trabalho, não importando que seja numa mesma ou em várias empresas. A cultura de empregabilidade não está mais atrás de vários anos de registro numa mesma empresa e sim atrás de profissionais que mostrem conhecimento e desenvoltura.

Está procurando emprego na área jurídica? Acesse Jurídico Vagas.

Like what you read? Give Jurídico Vagas a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.