Vale a pena aceitar uma proposta salarial menor do que a minha pretensão?

Enquanto o mercado de trabalho estava aquecido e os profissionais estavam sendo disputados, com alta demanda de contratação pelas empresas, era até possível recusar uma proposta salarial menor do que a pretensão.

Com o cenário atual, no entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de negociar o valor do salário. Ou mesmo de falar sobre a pretensão salarial, principalmente quando o candidato estiver desempregado.

Como estamos vivendo tempos de crise, as empresas precisam reduzir os custos, o que as leva a contratar candidatos que aceitem ganhar menos do que no emprego anterior. Com a queda do número de ofertas e o aumento de desempregados, portanto, é preciso saber como agir na hora de informar a pretensão salarial.

Como calcular sua pretensão salarial

Quem estiver desempregado e for convocado para uma entrevista, deve ter em mente um valor que poderá pedir para a empresa contratante, fazendo uma pesquisa de mercado e consultando pessoas da mesma área, sem esquecer que deve permanecer aberto a negociações.

A pretensão salarial pode ser colocada com base no último salário e, além disso, o candidato também pode fazer uma pesquisa salarial na internet, baseando-se no salário pago pelas empresas do mesmo ramo de atividade. No entanto, a pretensão salarial só deve ser mencionada se o entrevistador solicitar.

O candidato deve estar sempre preparado, pensar sobre suas necessidades pessoais de sobrevivência e sobre as perspectivas de sua carreira. Não há possibilidade de fugir do mercado, que regula a oferta salarial de acordo com a demanda por profissionais.

Muitas vezes, as perspectivas na empresa são excelentes, mas o salário pago a novos empregados não é condizente com a pretensão do candidato, e isso também deve ser analisado. Havendo perspectivas, a melhor situação é aceitar o salário, fazendo o possível para progredir enquanto empregado, mostrando seu real valor e capacidade.

Mesmo que estejamos em crise, as empresas continuam com a mesma ideia de reter talentos e preservar o seu capital humano. Assim, um candidato que aceite um valor menor do que o pretendido será bem observado e poderá conseguir melhor remuneração com o decorrer do tempo.

Está procurando emprego na área jurídica? Acesse Jurídico Vagas.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Jurídico Vagas’s story.