Como o carvalho…

O carvalho é uma árvore originária do hemisfério norte, principalmente da Europa. Vários lendas e fábulas que conhecemos se passam em florestas de carvalho européias, como por exemplo, a estória de Robin Hood, que se escondia junto com o seu bando no tronco de um carvalho que resiste até hoje, o Major Oak, na floresta de Sherwood na Inglaterra.

Essa espécie de árvore sempre esteve associada a deuses mitológicos de vários povos da antiguidade, sendo considerada sagrada. Os druidas, sacerdotes celtas, a consideravam como um portal para a espiritualidade. E tudo isso devido às suas admiráveis características…

O carvalho é uma árvore milenar e por isso capaz de registrar em seus anéis de crescimento a história climática de grandes períodos de tempo, sendo uma grande fonte de pesquisa para botânicos e climatologistas.

Mas o que garante ao carvalho tão alta longevidade? A sua capacidade de resistência e de reação! A cada intempérie, o carvalho se fortalece, aprofundando as suas raízes e revigorando o seu tronco, tornando-se cada vez mais firme ao solo e robusto. A característica retorcida de seus galhos demonstra a sua capacidade de reação frente às adversidades enfrentadas. Além disso, o carvalho é generoso, abrigando em seus galhos e tronco inúmeras espécies animais, além de seus frutos alimentarem uma fauna variada.

Transportando essas informações para o universo filosófico, sejamos nós, então, como o carvalho frente às tempestades da vida… fortes e resistentes, não nos permitindo o abatimento físico e moral, mas sim nos robustecendo a cada dificuldade e, ainda assim, irradiando amor e acolhimento a quem quer que se abrigue sob os nossos galhos!

Por Jussara Carvalho.

*É uma honra ter em meu sobrenome uma referência à esta incrível espécie de ser do planeta… o carvalho! Gratidão ao universo!

Image: RegalShave / CC0 Public Domain