O Pensador, de Auguste Rodin.

Dos desafios do ser

Quando o ser humano aporta neste mundo, nesta existência tridimensional, se apresentam a ele dois grandes desafios: o primeiro é descobrir como prover as suas necessidades físicas e o segundo, e mais importante, é saber quem ele é e porque está aqui! Logo, um desafio material e um filosófico!

Acontece que para a esmagadora maioria das pessoas só o problema material existe! De algum modo e em algum momento, elas perderam a capacidade de reflexão e tornaram-se alienadas às questões filosóficas. Só enxergam o problema "meio", o COMO, mas são incapazes de enxergar o problema "fim", o PORQUE!

"Viver no mundo sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros."
Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos

É muitíssimo impressionante essa constatação... as pessoas não se perguntam quem ou o que elas são, de onde vieram e o que estão fazendo aqui! Estão totalmente inconscientes e condicionadas pelos interesses econômicos, políticos e religiosos vigentes! Seguem a vida como massa de manobra, alheias a si próprias! E, como não se atentam às inquietações da alma, à certa altura da vida se deparam com toda a sorte de desvarios emocionais, que se refletem negativamente em suas saúdes psíquica e/ou física.

Da resolução destes dois desafios, deveriam se ocupar toda a sociedade, os seus governos e as suas instituições, sobretudo as instituições de ensino! No entanto, o que o atual sistema educacional se propõe a fazer é, unicamente, conduzir as pessoas à conquista de uma profissão que lhes garanta a suficiência material, dessa forma perpetuando propositadamente a ignorância dessas pessoas em relação à sua verdadeira natureza!

Urge, então, a inclusão, a difusão e a real valorização da Filosofia em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior, com promoção de amplos estudos e debates, livres de quaisquer dogmatismos. Toda essa efervescência filosófica poderia facultar aos seres humanos a expansão do entendimento desse incrível fenômeno que é a vida consciente!

Assim sendo, com a educação voltada para o desenvolvimento integral do ser humano, contemplando os seus aspectos materiais e filosóficos, a civilização humana poderia se transformar rápida e positivamente, alcançando patamares de desenvolvimento inimagináveis!

Por Jussara Carvalho.

*Filosofia é o estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana, do conhecimento, da verdade, dos valores morais e estéticos, da mente, da linguagem, bem como do universo em sua totalidade. Fonte: Wikipédia.

Image: jstarj/ CC0 Public Domain