
Viva a sua autenticidade!
Observando as interações humanas, é notável que as pessoas, de modo geral, não se interessam pelas outras, ou pelo que as outras têm a dizer, a não ser que identifiquem uma potencial utilidade nelas! Sim, utilidade!!! E nisso, leia-se qualquer tipo de favorecimento, de benefício, em relação à dinheiro, poder, status social ou sexo. Em última análise, pode-se dizer que as relações interpessoais se resumem a isso, revelando uma objetificação do ser humano.
O fato é que as pessoas são, ainda, muito auto-centradas e só se movimentam em busca da satisfação de seus desejos, em busca de prazer próprio! Essa é a realidade, dura, mas a realidade! É lamentável perceber isso... que o bom e o belo do ser humano estão abafados pelas suas urgentes necessidades egoístas!
Dessa forma, as pessoas perdem o melhor da convivência humana, que é a oportunidade incrível de poder se conectar às outras pessoas, de compartilhar, de trocar valores altruístas como a amizade, o amor (em um sentido mais universal), o conhecimento, a sabedoria... É divino quando as pessoas se tocam verdadeiramente, em qualquer tipo de relação! Quando isso acontece, toda a beleza da experiência humana se expressa! É claro que algumas pessoas já vivem assim, de uma forma mais empática, desfrutando de relações mais profundas, verdadeiras e satisfatórias. Mas estas pessoas ainda são relativamente raras e não traduzem a realidade geral da humanidade.
Então, é uma grande tolice, uma grande perda de tempo e de energia pautar a sua vida em busca da aprovação alheia, porque, reiterando, a grande maioria das pessoas só se preocupam consigo próprias e não estão "nem aí" para o que estiver na periferia do seu umbigo, a não ser que você possa oferecer algo que desperte o interesse delas! Só que esse tipo de relação só traz decepção e frustração!
Portanto, liberte-se das amarras sociais! Viva a sua vida sendo verdadeiramente e profundamente você mesmo! Viva a sua autenticidade! Desse modo, a vida se encarregará de colocar no seu caminho pessoas que ressoam com você, pessoas com as quais você terá afinidade de pensamentos e sentimentos, pessoas que compreenderão toda a beleza do seu ser, com todas as suas potencialidades e limitações! Sendo livremente você mesmo, você atrairá essas pessoas para o seu círculo e com elas estabelecerá vínculos mais profícuos e mais felizes!
Por Jussara Carvalho.
Image: jill111 / CC0 Public Domain
