Letter of Intent

Meu nome é Izak. Sou um capixaba de 26 anos conhecido pelos meus amigos e familiares por seu uma pessoa tranquila e determinada que adora ler, principalmente, sobre atualidades e tecnologias.

No campo acadêmico, tenho formação técnica em geoprocessamento pelo Instituto Federal do Espírito Santo, área em que atuei durante boa parte da minha vida profissional. Sou muito grato a toda experiência que o curso técnico me proporcionou, já que graças a ele pude atuar no setor privado em empresas que proporcionaram e incentivaram meu crescimento, além de ser aprovado em um concurso público permitindo atuar também no setor público. Ou seja, esse primeiro curso foi fundamental pra minha entrada no mercado de trabalho e aprender rotinas e particularidades de ambos os setores. Além disso, sou formado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Faesa em Vitória no Espírito Santo. O bacharelado serviu não somente para aprofundar os conhecimentos que o curso técnico introduziu como também me ensinou a ampliar meus horizontes me mostrando a importância de ter uma visão holística independentemente da situação.

Foi durante a graduação que tive duas experiências muito marcantes em minha vida. A primeira foi ser aprovado no programa Ciência sem Fronteiras quando tive a oportunidade de morar e estudar em uma universidade localizada em Londres, no Reino Unido. Essa é definitivamente a situação de mudança mais marcante em minha vida. Eu nunca havia me mudado em minha e morava com meus pais quando resolvi tentar a candidatura no programa. Admito que foi uma mudança radical, pois um dia estava na minha zona de conforto e, 13 horas de voo depois, estava sozinho em um país que não havia possibilidade de me comunicar com minha língua mãe com as mesmas responsabilidades de estudante inglês nativo. Foi uma experiência única não só de adaptação às mudanças como também para crescimento pessoal.

A segunda oportunidade que tive foi participar de um grupo de iniciação científica, cujo projeto foi selecionado para implementação. O projeto consistia em projetar um sistema de aproveitamento de águas de chuva em um centro de educação ambiental em uma empresa privada. Foi uma experiência ímpar também, pois foi a primeira oportunidade que tive de aplicar diretamente os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Mas o que que tornou essa experiência um motivo de orgulho foi a implantação dela, não só pela execução em si, mas também pelo possibilidade de atingir diversas pessoas. O centro de visitantes dessa empresa recebe diariamente estudantes de todos os níveis de escolaridade (do fundamental até pós-graduandos) além de profissionais de diversas áreas, e o projeto é apresentado a todos como um símbolo da política de gestão recursos aplicado em todos os setores da empresa e seu compromisso com a sustentabilidade e educação ambiental. Considero isso uma conquista, pois todos os dias visitantes são introduzidos ao consumo consciente dos recursos hídricos e, mesmo indiretamente, nós conseguimos fazer parte de uma ação de longo prazo de conscientização que contribuirá não só para o meio ambiente e as próximas gerações.

Esse é um dos motivos por ter procurado o grupo Johnson & Johnson para uma oportunidade de carreira de trainee. A J&J está presente nas vidas de muitas pessoas todos os dias ao longo de suas vidas desde um simples sabonete para o banho de um bebê até complexos equipamentos cirúrgicos sempre prezando a qualidade e responsabilidade sobre os usuários, os empregados, profissionais, acionistas e a comunidade como um todo. Fui atraído pela oportunidade de estar presente na vida dessas pessoas fazendo parte de algo maior. Essa é a maneira como gostaria de ser lembrado futuramente, como alguém que fez o algo para aumentar a qualidade de vida de pessoas, direta e indiretamente, sem esquecer dos princípios e deveres com todos os envolvidos no processo.

Agradeço antecipadamente a oportunidade.

Izak Justi