MANIFESTAÇÃO DE RUA
No final da tarde de ontem, ainda no Cabo de Santo Agostinho, visitamos a comunidade de Bela Vista, onde nos encontramos com os jovens do Coletivo Manifestação de Rua.
Mundo, Crazy, Nick, Denis e Juniorfrio fazem um intenso trabalho de arte de rua na comunidade que hoje é o local com o maior índice de vulnerabilidade de jovens negros no Brasil.
Os meninos — entre eles grafiteiros, poetas, tatuadores e artistas plásticos — contam que a arte de rua transformou a vida de todos eles e contribui muito para diminuir o impacto causado pela violência na região. Acreditam que a esse tipo de arte é uma forma de comunicação viva, principalmente por ter o acesso à ela a qualquer momento do dia, sem a necessidade de pagar ou estar portando um padrão de vestimenta e comportamento.
A sede do coletivo fica na casa de um dos integrantes, Juniorfrio, e no espaço eles possuem um atelier onde desenvolvem seus trabalhos e também comercializam algumas de suas obras para que possam gerar algum tipo renda para o espaço.
Apesar da difícil realidade vivenciada todos os dias pelos jovens, eles acreditam na formação de seus trabalhos que estão seguindo e tem a esperança e preocupação de servirem de exemplo para as gerações mais novas.