RODA DE CONVERSA NA BEIRA DO RIO


A Amazônia é única, tem especificidades que lhe são peculiares e que a tornam diferente de qualquer lugar. Talvez porque possamos ter a visão do horizonte o tempo todo, talvez pela sua natureza exuberante ou pelos rios que te acolhem de uma maneira ímpar. Numa conversa com a Ainá Flor, ela nos diz sobre as diferenças dos amazônidas e a necessidade de entender que esse povo flui de forma diferenciada. Por lá, se flui com o Rio, no tempo do Rio…. E de uma forma mágica, essa forma de viver muda o tempo, mudam a forma das relações.

No último dia de gravação, a Aldebaram e o João da Fase sugeriram fazermos a roda de conversa em Cumbú. Nos encontramos cedo no porto e juntos tomamos uma lancha pra seguir rumo à ilha de Cumbú. E lá, em meio à natureza, na beira do Rio, jovens participantes do projeto financiado pela OD AIN nos contaram o que é ser jovem na amazônia, seus desafios, os preconceitos, a influência do centro-sul nos seus costumes e o desejo que seu modo de ser e viver seja respeitado por um país que tenta o tempo todo, através da mídia muda-lo.

Sentados, juntos numa Samaumeira centenária, eles nos contam sobre sua relação com a natureza. E o quanto governantes e gestores criam políticas públicas sem levar em conta o modo de viver amazônico.

Lorena e Ainá deixam todos com os olhos marejados, nos contando o que é ser jovem, mulher e amazônida. Sobre os preconceitos, o machismo que reina no Pará e o sonho da liberdade do feminino.

Almoçamos juntos no restaurante palafita Saldosa Maloca. Um almoço tipicamente paraense: tambaqui assado, caldeirada e suco de cupuaçu.

Terminamos o dia mergulhados no Rio, entre risos abraços e brincadeiras que só quem tem a alma da floresta poderia entender.

Podemos dizer que aprendemos muito com todos esses jovens. E que deixamos em Belém grandes amigos.

Gratidão enorme a cada um dos jovens amazônicos que compartilharam suas histórias conosco e se abriram para debater destinos.

Kátia Visentainer

Like what you read? Give JUVENTUDE OD/AIN a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.