Uma música para dançar na balada, apresentada por um homem vestido de macaco e farta em referências filosóficas e da cultura pop, tecendo uma crítica ao modo de vida ocidental. Parece uma combinação insólita, mas é a descrição de um dos maiores hits musicais do ano na Europa. A música Occidentali’s Karma, do italiano Francesco Gabbani, foi feita para “estourar” e conseguiu seu intento. …


Muito antes de Fernão de Magalhães aparecer por aqui guiado pelas estrelas, os habitantes destas terras já direcionavam suas vidas pelos pontos luminosos do céu. Celebrações religiosas, épocas de plantio e colheita são apenas alguns dos propósitos dos estudos indígenas do firmamento. Para além da função prática, viam também no céu uma cópia de seu próprio mundo.

Em 1997, as obras da usina hidrelétrica de Salto Caxias, no Paraná, revelaram material inusitado. Encravadas na terra, havia gravuras indígenas em baixo-relevo que retratavam o movimento de corpos celestes, provavelmente utilizadas para caça, pesca e agricultura. A descoberta chamou a atenção de…


Imagem do filme O Grande Ditador, de Charlie Chaplin (1940)

Muitas vezes, ao ler opiniões discordantes em comentários de notícias ou nas redes sociais, nos perguntamos qual o mecanismo de pensamento das pessoas para chegar a determinadas conclusões — ou mesmo, qual seria o limite aceitável para certas visões de mundo. Dois repórteres alemães resolveram descobrir na prática. Veja a tradução do artigo onde contam suas experiências…

Tendemos a nos cercar de pessoas que pensam como nós — e as “bolhas de filtro” levaram isso a um novo patamar. Dois repórteres alemães ficaram chocados quando entraram no mundo da extrema-direita através de uma conta falsa no Facebook.

O que acontece…


Imagem: Xavier Vergés

Quanto tempo você conseguiria ficar sem internet e redes sociais? Uma escola em Crema, no norte da Itália, propôs essa experiência a um grupo de 46 alunos entre 16 e 19 anos. Durante uma semana, eles deveriam usar seus celulares somente para chamadas telefônicas — e manter um “diário” contando suas emoções e “estratégias” para levar o experimento até o fim. Caso desistissem, bastava escrever a data e motivo.

O primeiro dia trouxe já as primeiras dez desistências. “Foi horrível, me senti como em uma bolha, isolada do resto do mundo”, comentou uma aluna. Outro descreveu: “Falhei completamente. Eu sei…


(Imagem: Maria Objetiva, Marcha das Vadias de Belo Horizonte, 2013)

“Dizem que a mídia só faz o que o público pede. Não, eles fazem o que as empresas e os anunciantes querem e fazem parecer que a culpa é nossa.”

(Jennifer Pozner, no documentário Mulheres na Mídia, 2014)

Todas as questões envolvendo a condição social da mulher dariam farto material para muitos livros e tratados. …


Um pouco de diversão para facilitar a volta à “vida real” depois do feriado: uma lista de sites geradores de escritos genéricos (à semelhança do famoso Lorem Ipsum) para preencher layouts gráficos ou simulações de design. Veja abaixo os links e uma amostra do que eles podem fazer. E se tiver dicas de outros sites como esses, coloque nos comentários! :)

Mussum Ipsum, cacilds vidis litro abertis. Sapien in monti palavris qui num significa nadis i pareci latim. Quem num gosta di mé, boa gente num é. Suco de cevadiss deixa as pessoas mais interessantiss. …


Imagem: Arquivo Pessoal

Carnaval é uma boa época para lembrar (e prestigiar) as coisas mais bacanas da nossa cultura. Por isso, quero relembrar aqui uma das experiências mais interessantes que já vivi como jornalista: a entrevista com Raquel Trindade, maravilhosa griô (nome dado aos guardiões do conhecimento na cultura negra) que há mais de 50 anos desenvolve um trabalho intenso de valorização e difusão da herança africana no Brasil. Um papo tranquilo na sala de sua casa, em Embu das Artes/SP, foi como ver um mundo se descortinar. A poucos metros dali, os grupos de dança do Teatro coordenado por ela mantinham (e…


Imagem: WEF — New Vision for Education Report 2015

Em tempos de reforma curricular (e da discussão do papel da escola, e das enormes diferenças que este papel assume em cada realidade social e econômica) vale a lembrança e reflexão sobre as 16 competências a serem desenvolvidas na escola para a formação ideal dos cidadãos e profissionais deste século, de acordo com relatório do World Economic Forum.

O que acham… estamos no caminho certo?

As habilidades do século 21

- Alfabetização literária: capacidade de ler, compreender e utilizar a linguagem escrita;

- Alfabetização numérica: capacidade de usar números e outros sinais para expressar relações quantitativas;

- Alfabetização científica: capacidade…


E outras coisas a saber sobre a vida acadêmica

Chegou o momento em que, como consequência natural do seu percurso de estudos (ou de trabalho), como investimento na carreira ou por simples vontade de aprofundar conhecimentos, você considerou uma boa ideia fazer um curso de pós-graduação. Ou então está cara a cara com um dos primeiros desafios da sua vida universitária, o trabalho de conclusão de curso da graduação. E teve o primeiro contato as famosas regras de formatação estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas — ou, simplesmente, “as normas da ABNT”.

Motivo de dor de cabeça para muitos…


Wikimedia Commons

Fake news, pós-verdade, robôs, trolls… esses termos fazem parte de um “admirável mundo novo” que nos invade a partir das telas que nos circundam, influenciando de forma definitiva a maneira como recebemos e interpretamos os fatos. A discussão sobre veracidade, parcialidade e resposta da audiência parece ser infindável — mas será que é tão nova assim?

O texto abaixo, tradução livre (com grifos meus) de um artigo da BBC, mostra como a “indústria” do engano não é uma novidade que surgiu com a internet. Aliás, parece ter nascido com a espécie humana — ganhando novas potencialidades com os instrumentos desenvolvidos…

Juliana Winkel

Jornalista, tradutora e aficcionada por palavras. www.julianawinkel.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store